TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prensa Pneumatica

Monografias: Prensa Pneumatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivo.

O Projeto Integrado de Módulo tem como objetivo estimular o aluno a articular as competências e habilidades adquiridas nas unidades curriculares Desenho Técnico e Circuitos Pneumáticos. O Projeto Integrado de módulo faz parte do processo de avaliação do aluno.

Proposta.

Montar uma Prensa Pneumática, para a realização do processo de marcação de peças metálicas. A simulação deverá ser realizada através do software FluidSim Pneumática (software da Festo).

Descrição da Atividade

Montagem de uma Prensa Pneumática de marcação.

O sistema constitui-se de três cilindros pneumáticos, (cilindro da mesa, cilindro de marcação e cilindro de descarte). O cilindro da mesa posiciona a peça para que o cilindro de marcação marque a peça e o cilindro de descarte empurre a peça para a rampa de descarte.

A Prensa de Pneumática de marcação deverá ser montada com um comando eletropneumático e um sistema de sensoriamento eletro-eletrônico para o controle de posição. O sistema é composto por um controle automático e manual da movimentação, que é selecionado através de uma chave seletora de três posições que fica alocada no painel de comando da prensa. Posição 0, da chave seletora, máquina com comando em modo desligado, posição 1, da chave seletora, máquina com comando em modo manual e posição 2, da chave seletora, máquina com comando em modo automático.

Funcionamento

A Prensa Pneumática de Marcação devera interagir da seguinte forma:

Módulo Manual

O ciclo de comando manual da prensa pneumática de marcação se inicia após o sensor do cesto (S1) detectar a presença de peça no cesto. Após esta confirmação o operador, pressiona o botão (B1), que avança o cilindro da mesa para que seja posicionada a peça para a marcação, após o sensor de posição (S2) detectar a presença peça, o operador aciona o botão (B2) de recuo do cilindro da mesa e só pode acionar o cilindro de marcação após receber a confirmação do retorno do cilindro da mesa, que é confirmado pelo sensor de recuo do cilindro da mesa (S3). Depois de recebida a confirmação do retorno do cilindro da mesa, o operador aciona o botão (B3) que aciona o avanço do cilindro de marcação, marcando a peça. Após marcada a peça o operador aciona o botão (B4) de retorno do cilindro de marcação, podendo acionar o cilindro de descarte, somente após receber a confirmação de retorno do cilindro de marcação dado pelo sensor (S4). Confirmado o retorno do cilindro o operador deverá pressionar o botão (B5), que avança o cilindro de descarte, que tem só pode ser retornado através do botão (B6), após receber do sensor óptico, com emissor e receptor de sinal (S5), a confirmação da passagem de peça pela rampa de descarte e o ciclo só pode ser iniciado novamente após o sensor (S6) detectar o retorno do cilindro de descarte.

Módulo Automático

Ao acionar o botão de partida (B7), dará início ao ciclo automático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com