TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparar-se para um mercado sustentável - a nova economia global

Seminário: Preparar-se para um mercado sustentável - a nova economia global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Seminário  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

Aula-tema 05: Preparando-se para o mercado sustentável – nova economia global: green economy, educação e green jobs.

TAREFA 05 Esta atividade ajudará você a planejar a avaliação e formular os indicadores, para que possa dar continuidade à composição do seu projeto de sustentabilidade.

Passo 01: Considere os seguintes itens do projeto de sustentabilidade que você e seu grupo estão elaborando: avaliação e indicadores. Todo projeto precisa ser monitorado para avaliação do andamento das atividades propostas para verificar se o projeto está sendo sustentável. A pergunta a ser respondida para compor a avaliação é: o que será avaliado? Para atingir a finalidade da avaliação, os indicadores de resultado precisam ser planejados. A pergunta aqui, então, é: "de que forma serão medidos os resultados?" Veja exemplos no quadro a seguir.

Objetivos Metas Indicadores

- Minimizar o uso de recursos na

fabricação de um produto. - Reduzir em 5% o consumo de energia elétrica nos próximos 12 meses. - Dimensionar os motores de forma otimizada. - Rever o processo produtivo.

- Estimular a adoção de

comportamentos adequados para

evitar desperdício de recursos

naturais. - Apresentar peças teatrais mensais com duração de 30 minutos, enfatizando as questões ambientais voltadas à sustentabilidade. - Lista de presença. - Pesquisa de satisfação dos espectadores (aqueles que assistiram às peças teatrais). - Registros de observação da mudança de comportamento relacionado às questões ambientais.

Passo 02: Retome o projeto que o seu grupo está elaborando. Você já tem elaborados os objetivos e as metas. A partir deles, estabeleça o processo de avaliação e os indicadores que demonstrarão caso os resultados estejam registrando mudanças para se tornarem sustentáveis. Lembre-se de que o seu projeto é de sustentabilidade, o que quer dizer que deve envolver as três dimensões: econômica, social e ambiental!

OBS.: Os Recursos indicados na Atividade Colaborativa da aula-tema 01 poderão auxiliar no decorrer da elaboração desta atividade.

Atividade Colaborativa

A Atividade Colaborativa, que deve ser elaborada em grupo, é realizada a partir das leituras e análises sugeridas, além das interações realizadas em sala de aula.

O objetivo é estimulá-l@ a resolver uma tarefa pela troca colaborativa de ideias e pela construção do conhecimento.

Responda às etapas em cada aula-tema e interaja com seus colegas. Lembre-se: isso contribuirá para a elaboração da tarefa a ser entregue ao professor-orientador.

Dúvidas? Entre em contato com seu professor-orientador ou confira as Orientações sobre Avaliação e Frequência, no ícone "Orientações".

Bom trabalho!

Aula-tema 06: Preparando-se para o mercado sustentável – modelo de sustentabilidade empresarial e competências dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com