TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação dos esforços internos dos requerentes Tabela

Tese: Preparação dos esforços internos dos requerentes Tabela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  Tese  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 4

Passo 1

A elaboração de Diagramas de Esforços Internos Solicitantes (D.E.I.S.) é largamente utilizada para a análise de como forças internas à estrutura (forças normais, esforços cortantes, momentos fletores e momentos torçores) se distribuem nas diversas seções da viga em função de carregamentos atuantes. Esse tipo de diagrama é a representação gráfica dos esforços nas seções ao longo de um elemento. Graças a esse tipo de diagrama, podemos calcular com determinada precisão os pontos mais frágeis da estrutura para uma determinada solicitação para que assim possam-se tomar providências para um eventual reforço na estrutura ou para uma melhor distribuição dos esforços, por exemplo.

∑ Fx=0

∑ Fy=0

∑ Mo=0

Passo 2

Representação do ‘corte’ de uma estrutura e suas forças internas

Contudo, para a elaboração do Diagrama de Esforços Internos Solicitantes, usamos apenas uma das partes provenientes do corte, retirando as forças de um lado e transportando para o outro.

O vetor ‘V’, chamado de força cortante é a componente que representa a força que tende a cisalhar ou cortar a estrutura na seção ‘S’ em estudo, atuando sempre no sentido perpendicular à estrutura. ‘N’, denominada de força normal, tem a característica de tracionar ou comprimir a estrutura, é sempre aplicada, portanto, no sentido horizontal. Já ‘M’, conhecido como momento fletor indica a tendência que a peça está sujeita a rotacionar.

Passo 3

REAÇÕES DE APOIO

Va =

Vc =

F = 4 kN

w = 4 kN/m

Mo = 4 kN.m

α = 30º

a = 1 m

Passo 4

Gráfico de Normal:

Gráfico de Cortante:

Gráfico de Momento:

Etapa 5

Passo 1

- carga crítica de flambagem: faz com que a peça comece a flambar. Unidade - N

• Equilíbrio estável: - não há flambagem

• Equilíbrio indiferente:

• Equilíbrio instável:

Quando a flambagem ocorre na fase elástica do material, a carga crítica ( Pcr ) é dada pela fórmula de Euler:

= menor dos momentos de inércia da secção em m4

= comprimento de flambagem da peça em metros

Passo 2

Se o índice de esbeltez crítico for maior que o índice de esbeltez padronizado do material, a peça sofre flambagem, se for menor, a peça sofre compressão.

Flambagem de uma barra elástica.

Consideramos uma barra homogênia de comprimento inicial L preso por pinos em ambas as extremidades, à qual é aplicada uma força axial de compressão de módulo P. Supomos que a barra se flexiona formando uma pequena flecha para direita. Esta flexão acarreta que a distância entre as extremidades seja ligeiramente reduzida de L para A. Denotamos então por u(x) a deflexão horizontal da curva central, onde x varia entre 0 e A. Sabemos que momento da força P à altura x é dado então por:

Da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com