TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressão de vapor

Tese: Pressão de vapor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Tese  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Física

Edvania Carmo Monte Castilho RA: C181129

Viviane Suter RA: C1912A2

1) Pressão de vapor

Conceito de pressão de vapor:

Pressão de vapor de um líquido é a pressão máxima exercida pelos seus vapores.

Ex: Uma substância não volátil, por exemplo, água e sal, esse líquido vai se comportar como se estivesse em seu estado, atinge o equilíbrio dinâmico entre a fase liquida e gasosa. Um líquido puro evapora mais facilmente.

Conceito de equilibrio de fases:

Transferência de substâncias entre fases. Muitas operações na indústria como extração, destilação etc, envolvem transferência de fases. Para dimensionar estas unidades é necessário caracterizar as propriedades de equilibrio das diversas fases.

Diagrama de fases da água

O gráfico que representa as fases da matéria termodinamicamente em função da pressão e da temperatura é chamado de diagrama de fases.

,

A curva 1, que delimita as regiões das fases sólida e líquida, representa a curva de fusão, onde os estados sólido e líquido da substância estão em equilíbrio.

A curva 2, que delimita as regiões das fases líquido e vapor, representa a curva de vaporização, onde os estados líquido e vapor estão em equilíbrio.

A curva 3, que delimita as regiões das fases sólida e vapor, representa a curva de sublimação, onde os estados sólido e vapor estão em equilíbrio.

O ponto P é um ponto comum às três curvas e é denominado ponto triplo ou ponto tríplice, neste ponto as três fases – sólido, líquido e gasoso, estão em equilíbrio.

O ponto triplo da água ocorre quando a mesma está à temperatura 0,01°C sob pressão de 611,73 pascal.

Diagrama de CO2.

D

a) À pressão de 8 atm e 40ºC de temperatura, o CO é um gás.

b) No ponto “A” há um equilibrio sólido – líquido.

c) À pressão de 1 atm é 25ºC de temperatura o CO, sólido se sublima

d) O ponto” B” pode ser chamado ponto de ebulição.

e) O ponto” C” representa um sistema monofásico.

Fração Molar

A fração molar (X) ou fração em mol é a relação entre á quantidade de matéria em número de mol (n) do soluto (n1) ou do solvente (n2) e a soma das quantidades de matéria de todas as substâncias presentes na solução.

Lei de Rault

A Lei de Rault foi constituida em 1887 pelo químico fracês Marie Rault, e se define por estudar as pressões e misturas em expressões matemáticas. Tratando – se como ocorre a variação da pressão parcial de um vapor (solvente) ao se adicionar uma substãncia não volátil (soluto), deduzindo-se juntamente a isso que a pressão parcial do vapor de um solvente é proporcional a sua função molar.

Volatividade

A volatividade está ligada a facilidade que a substãncia tem de passar do estado líquido para o gasoso. A vaporização é o processo no qual ocorre a passagem de uma substãncia do estado líquido para o gasoso.

Principio da Destilação de Solvente

Misturas imiscíveis não se comportam como soluções, mantendo suas pressões de vapores constantes, como se estivessem puros no sistema. Assim, seguindo a lei Dalton, onde a pressão total de vapor do sistema é a soma das pressões de vapor de cada substância pura, elas evaporam a temperaturas menores do que se estivessem sozinhas, pois a pressão de vapor da mistura será sempre mais alta que a de seus constituintes puros. Por isso, uma mistura de um composto de alto ponto de ebulição e água poderá ser destilada à temperatura menor que 100°C a 760 mmHg. Observe que o ponto de ebulição de uma mistura de dois componentes imiscíveis difere assim daquele observado para líquidos miscíveis1 .

2)Propriedades coligativas

Tonoscopia

É uma propriedade coligativa que ocasiona o abaixamento da pressão de vapor de um líquido, quando ele se adiciona um soluto não volátil ocorre a diminuição da pressão de vapor e demora mais tempo para evaporar.

Crioscopia

É uma propriedade coligativa que ocasiona a diminuição na temperatura de congelamento de solventes. É provocado pela adição de um soluto não volátil em um solvente e está relacionado com o ponto de solidificação (PS) das substãncias.

Ebulioscopia

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com