TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressão ulcerosa correta para arritmia com osteomielite: tratamento com isquemia

Projeto de pesquisa: Pressão ulcerosa correta para arritmia com osteomielite: tratamento com isquemia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.391 Palavras (18 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 18

correto afiÚlceras por pressão isquiáticas com osteomielite: tratamento com isquiequitomia

Descritores: Úlcera por pressão/tratamento. Úlcera cutânea. Osteomielite.

RESUMO:

Introdução: Úlceras por pressão isquiáticas são lesões de difícil tratamento e altas taxas de recidivas, principalmente quando associadas à osteomielite. Para o seu adequado manejo, impõe-se a necessidade de equipe multidisciplinar, apoiada no reconhecimento clínico e radiológico do comprometimento ósseo, antibioticoterapia adequada, suporte nutricional, terapia hiperbárica e tratamento cirúrgico com amplo debridamento e cobertura de partes moles, com técnicas de reconstrução. Método: O presente trabalho foi baseado em 18 pacientes cadeirantes e portadores de úlceras por pressão com osteomielite associada, todos submetidos a tratamento cirúrgico e acompanhados por um período de pós-operatório de 6 meses a 5 anos e 4 meses, no período de fevereiro de 2004 a junho de 2009. Estes pacientes foram submetidos à técnica de isquiectomia modificada, com preservação da inserção do músculo gracilis, e subsequente cobertura cutânea com variadas técnicas isoladas ou associadas de retalhos cutâneos, fasciocutâneos, musculares, e miocutâneos. Resultados: O trabalho demonstra que a ampla isquiectomia é o ponto crucial para a resolução do processo infeccioso ósseo, e a possibilidade da utilização do retalho muscular do músculo gracilis, associado ou não a outras técnicas de reconstrução, é uma opção técnica, no sentido de ocluir a lacuna óssea e proporcionar a entrada da antibioticoterapia adjuvante.

INTRODUÇÃO

Conceito

Úlceras por pressão representam um grave problema de saúde observado em todos os serviços do mundo, e suas implicações médicas, econômicas, legais e psicológicas aos seus portadores e familiares1 traduzem-se em uma ampla produção de trabalhos científicos, na tentativa de elucidação diagnóstica, epidemiológica, terapêutica e preventiva dessas feridas. Paralelamente, a identificação e a redução de seus índices têm sido utilizadas como indicador de qualidade em atendimento médico-hospitalar, razão de ser preocupação dos setores administrativos diante de processos de qualificação e de acreditação institucionais.

Úlceras por pressão são definidas como lesões cutâneas, de dimensões e profundidade variáveis e classificáveis secundárias a um processo de isquemia tecidual pela pressão externa contra superfícies ósseas, agravadas por umidade e fricção. Tais conceitos levaram à atualização da nômina, de escaras de decúbito para úlceras de decúbito e, posteriormente, para o termo úlceras por pressão, terminologia etiológica de tais lesões.

A classificação das úlceras por pressão é definida em 4 graus:

Grau I - as lesões são limitadas à epiderme e derme superficial;

Grau II - as lesões envolvem a pele em sua espessura total, e tecido celular subcutâneo;

Grau III - as lesões se estendem até o plano muscular;

Grau IV - onde há destruição de todos os tecidos (partes moles) com acometimento de ossos ou articulações.

Com o aumento da expectativa de vida e avanço nas medidas de controle de doenças crônicas, observou-se, nos últimos anos, um aumento no número de casos de úlceras por pressão na população de idosos e doentes cronicamente acamados, com aumento significativo de sua prevalência em relação aos pacientes portadores de sequelas de trauma raquimedular ou por malformações congênitas. A localização das lesões neste primeiro grupo é, pois, predominantemente, em regiões sacral, trocantéricas e calcâneas, enquanto que no segundo e terceiro grupos há o predomínio de lesões da região isquiática.

Osteomielite e úlceras por pressão

A presença de osteomielite afeta mais de 30% das úlceras por pressão; é responsável pelo aumento da morbi-mortalidade, de reinternações e de recidivas das lesões tratadas, além de representar aumento significativo nos custos do tratamento. A literatura médica tem trazido contribuições no tocante à formulação de protocolos para o devido diagnóstico, tratamento e educação pós-operatória aos pacientes deste grupo, buscando minimizar a recidiva da lesão e da infecção óssea.

Embora possa acometer quaisquer localizações, a osteomielite em lesões isquiáticas é a mais comumente observada entre os pacientes portadores de úlceras por pressão, particularmente entre os cadeirantes: trata-se de pacientes na maioria das vezes reabilitados, ingressados no mercado de trabalho, e com atividades escolares, o que os obriga a muitas horas do dia apoiados sobre a cadeira de rodas, razão do alto índice e da profundidade dessas afecções na região isquiática. Pela sua cronicidade, é de se esperar que, diante de um processo infeccioso local, possa haver contiguidade para o osso subjacente, levando ao seu comprometimento.

Sendo um desafio diagnóstico e terapêutico aos profissionais envolvidos, as manifestações clínicas da osteomielite são variáveis e dependem do sítio do envolvimento, do evento inicial, do microorganismo responsável e da aguda ou crônica natureza em si.

Introduzido por Nelaton9, em 1844, o termo osteomielite implica em uma infecção do córtex e da medula óssea. Assim, a simples presença de osteíte devido à profundidade dessas lesões não significa que haja um comprometimento infeccioso do osso em si, não sendo sinal patognomônico de infecção óssea. O contato crônico das regiões submetidas à pressão contínua pode levar ao comprometimento periostal e subperiostal, e sua diferenciação radiológica e patológica é de fundamental importância na determinação da terapêutica a ser adotada.

Nas úlceras profundas e infectadas, há acúmulo de microorganismos na superfície periostal, comprometendo a irrigação do córtex subjacente. Há, assim, a subsequente necrose óssea, havendo um acúmulo de pus nos tecidos moles adjacentes. Nessas condições, a radiografia simples é incapaz de delimitar a precisa extensão da infecção; isto é, se há periostite supurativa, osteíte ou osteomielite.

Assim, técnicas radiológicas mais efetivas para tal diagnóstico são a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Embora esta última não seja tão efetiva na identificação do grau de acometimento ósseo, ela pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com