TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção De Alcool E Outra Drogas

Casos: Prevenção De Alcool E Outra Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO DE INTERVENÇÃO

MARIA ALEXANDRA FERNANDES

ARARIPINA-PE

2014

MARIA ALEXANDRA FERNANDES

PREVENÇÃO AO USO DE ALCOOL E OUTRAS DROGAS COMO ORIENTAR OS JOVENS E USUARIOS SOBRE OS PREJUIZOS CAUSADOS PELA DEPENCIA QUÍMICA.

Trabalho apresentado ao Núcleo de Projetos de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Catarina como exigência parcial para a conclusão de curso de prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas, capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias em Parceria com secretaria Nacional de Politicas sobre drogas do Ministério da justiça, sob a Orientação da tutora

Araripina

2014

INTRODUÇÃO

O termo droga é utilizado desde tempos remotos, podem ser lícitas ou ilícitas, sempre existiu e vai continuar existindo, pois até os medicamentos que usamos rotineiramente são drogas , porém o preconceito e a falta de conhecimento leva a sociedade a estigmatizar a palavra, e quando se fala em usuário de drogas, pensa - se logo em um individuo totalmente desprezível que não merece nenhuma oportunidade, gerando o medo , a vergonha, e a discriminação definida como:

Toda distinção, exclusão ou preferência fundada na cor raça sexo religião opinião politica ascendência nacional ou origem social que tenha por efeito anular ou alterar a igualdade oportunidade ou de tratamento no emprego e na ocupação.(O SUS de A a Z, 3ªedição,2011p.119)

A preocupação com este tema, está sempre presente, mas o pouco conhecimento sobre o assunto não nos permite desenvolver ações efetivas no enfrentamento a esse problema, pois de acordo com as estatísticas podemos perceber que a introdução no universo das drogas, especialmente as ilícitas acontece em todas as camadas da população sem distinção de classe, situação educacional ou outra qualquer e temos a obrigação enquanto cidadãos de estar atentos. Conforme as palavras de Maria Montessori:

Ajudar os fracos, idosos e doentes é um dever importante a ser cumprido no estágio de desenvolvimento pessoal (Montessori, 1976, p.104)

Pensando neste contexto e após alguns estudos senti a imperiosa necessidade de realizar um trabalho eficaz junto aos jovens, e usuários de álcool e o curso tem me ajudou a direcionar pensamentos e ações para desenvolver um projeto junto a minha comunidade, que contribua para melhorias em meu Território, Contando com o precioso auxilio dos agentes comunitários de saúde(ACS’S) e da enfermeira da estratégia de saúde da família da qual tenho orgulho de pertencer.

TEMA

A importância da equipe de saúde da família na orientação aos jovens e na redução de danos

PROBLEMA

Como a Equipe de Saúde da Família pode amenizar os prejuízos causados pelo uso de drogas enquanto instituição de saúde?

HIPÓTESE

Equipe de saúde da família e seu trabalho junto aos jovens, pais, e usuários de álcool e outras drogas.

OBJETIVO GERAL

Interceder junto ao público alvo, colaborando no enfrentamento a problemas relacionados com álcool e outras drogas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

- Formar vínculos e orientar os jovens e adolescentes sobre o perigo de envolver-se com álcool e outras drogas

- Formar grupos de usuários alcoolistas, para redução de danos.

-Fortalecer a relação família/ equipe de saúde.

- Fortalecer a relação estratégia de SAÚDE DA FAMILIA com NASF, CAPS, AA, AÇÂO SOCIAL, CONSELHO TUTELAR etc. Através do Apoio Matricial.

-Demonstrar a importância da contribuição da família e sua integração com a Equipe de Saúde da Família durante a orientação aos jovens e no tratamento reabilitação e redução de danos dos dependentes químicos.

METODOLOGIA

Para elaboração do projeto será realizada uma pesquisa com abordagem dialética (Housais apud Noseli, 2009 p. 74) questionários de entrevista, livros revistas e artigos científicos.

REFERENCIAL TEÓRICO

O Tema Prevenção as drogas é muito abrangente principalmente para os profissional da área de saúde, que necessitam de uma conscientização através dos saberes técnicos científicos e culturais. Foi no interesse de estar sempre aperfeiçoando meu trabalho e em busca de dar a minha parcela de contribuição para a transformação da sociedade na qual estou inserida seja através de ações educativas ou de saúde, que pretendo desenvolver este projeto; baseadas nos estudos já realizados por outros autores, colaborando para o enfrentamento a esta grave mazela social.

No processo de desenvolvimento humano temos que romper, transformar, superar limites, transgredir. Por outro lado precisamos fazer parte da cultura, das tradições, dos limites que já estão colocados historicamente. (VASCONCELOS, Celso Santos)(colocar ano, p.)

Após pesquisar alguns trabalhos científicos de diferentes autores procurei me apropriar de conhecimentos e me identificar com algumas linhas de pensamentos para desenvolver esse projeto para o trabalho de término de curso, pois acredito que a aprendizagem é realizada em qualquer ambiente e temos que colocar o que aprendemos a serviço da sociedade, procurando ter um olhar diferenciado enxergando as pessoas como seres humanos dignos de nosso amo e nossa atenção. Escolher o público jovem foi uma resolução pensada no contexto da vulnerabilidade deste grupo, ainda em formação de seus conceitos e muito influenciáveis. Concordo com a autora do texto Paixões e químicas quando diz:

(...) As paixões são moradas da juventude. (...) (...) Fórmulas e pílulas mágicas nos indicam o caminho do sucesso e da realização Tristezas decepções e frustrações comuns a vida de qualquer um são rapidamente remediadas com medicações(...) (...)A química é um também é um dos nomes dos nomes das drogas. Mas a química também é um dos nomes da atração. Não tem química, diz quem busca explicação para a falta de paixão.(...)(TOROSSIAN, Sandra djambolakdjian apud.caminhos do cuidado,p.83)

É durante a fase de adolescência que as emoções estão à flor da pele os hormônios em ebulição deixam os jovens totalmente instáveis e, portanto mais susceptíveis a envolver-se com algo que venha satisfazer, os sonhos substituir as desilusões e é nessa fase que devemos estar mais perto acompanhando e orientando

A Legislação brasileira possui várias ferramentas que asseguram ao individuo o direito a saúde e a educação gratuita e de forma integral. A Constituição Federal em seu princípio de integralidade nos garante sermos vistos e assistidos em todos os aspectos do nosso “EU,’’ seja na atenção básica ,média e de alta complexidade. Infelizmente tratamento e cuidado do dependente químico ainda estamos muito aquém do que necessitamos, mas estamos andando. A visão dos setores públicos como educação, saúde e justiça estão mudando pois já temos algumas capacitações como este curso oferecido pelo ministério da justiça ,caminhos do cuidado através do ministério da saúde entre outros. A rede de atenção psicossocial-RAP’s que integra o SUS, através de suas diretrizes e o advento dos CAPS retirando os internos das clinicas de internação e dos manicômios foi um grande avanço ,instituições ,ONG’s e projetos como: os albergamento terapêutico, lua Nova, escrava Anastácia entre outros tem s contribuído para fortalecer as ações de prevenção, atenção e recuperação do uso de drogas. Porém nada disso terá resultados se não houver o querer individual, pois sem a vontade da pessoa nenhum estímulo externo alcançará êxito ,devemos estar com nossa caixa de ferramentas pronta, mas para a usarmos essa ferramentas no tratar com o ser humano precisamos da sua anuência bem como sua participação, pois de acordo com Freud:

Não existe uma regra de ouro que se aplique a todos : Todo homem tem de descobrir por si mesmo de que modo específico ele pode ser salvo (FREUD,1978.p.146).

Ou seja, cada ser humano é único e para cada um é necessário uma abordagem diferente.

METODOLOGIA

1 Abordagem dialética Conversa sobre o tema, estudo em equipe, conversa

com grupos de jovens sobre o assunto Entender o que o jovem da atualidade pensa sobre tudo isto.

2 Questionários de entrevista Entrevista com um alcoolista sobre o assunto Compreender o que leva um alcoolista a beber e quais são seus sentimentos em relação a como ele é visto pela sociedade.

3

Leituras de livros, revistas e jornais, pesquisas em sites, Fichamentos e registros Apropriação de conhecimentos

data procedimento fev mar abr mai jun jul

1 - Formar vínculos e orientar os jovens e adolescentes sobre o perigo de envolver-se com álcool e outras drogas

- Formar grupos de usuários alcoolistas, para redução de danos.

-Fortalecer a relação família/ de saúde. Apresentação do projeto à secretaria Municipal de saúde e captação de parceiros já existentes em outros trabalhos da ESF. Palestra nas escolas sitio serrinha e sitio Triunfocom pais e alunos a respeito do tema,na área de abrangência das ACS Regina Lucijeane e Catarina Pereira-Palestra de informação e orientação com pais e alunos nas escolas São João Batista e otavio pereira de melo área de abrangência das ACS Francisca, Rodrigues,Nucicleide mental já existentes na ESF Araújo e Gracirlê pires,Inserção dos alcoolistas nas reuniões de saúde Palestra com Pais, alunos e naescola Osvaldo Cruz área e na sede da associação de moradores do sitio agua brancade abrangenci da ACS Maria Gomes e Divanagóras Palestra nas escola do sitio conceição ena sede da associação do sitio bezerro,áreas de abrangência dos ACS Antonio Batista e Raimunda Baldoino Captação dos alcoolisas para tratamento e /ou tentativa de redução de danos Avaliação dos resultados do projeto e culminância do projeto para toda comunidade no dia da reunião de saúde mental

2

Recursos:Datashow,notebook,papel madeira ,pincéis,cartilhas informativas,

...

Baixar como  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »