TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abuso de álcool e drogas

Seminário: Abuso de álcool e drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Seminário  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

APRESENTAÇÃO

Os principais problemas da saúde das pessoas em situação de rua são o uso e abuso de álcool e drogas, vulnerabilidade para DST, HIV, AIDS, transtornos mentais, tuberculose. Apresentam dificuldade de acesso aos serviços de saúde devido à falta de documentação, preconceito e discriminação sofrem agressão física e falta de espaço de acolhimento para o processo de recuperação ou tratamento. No que se refere à saúde da população de rua atendido no projeto foi articulada diversas parcerias para atender as diversas demandas sugeridas ao longo dos 4 anos de existência da instituição.

MISSÃO

O projeto levanta-te e anda promover o resgate da condição do ser nas dimensões subjetivas, sociais, políticas, econômicas e espirituais das pessoas em situação de rua servindo e amando. Propõe a realizar ações de incentivo a organização e autonomia da população (adulta de rua de salvador na luta e defesa de seus direitos, fortalecendo a auto-estima e conceito de cidadania e desigualdade. Mostrando o diferencial que esta no acolhimento povo de rua acolhendo povo de rua e nos princípios de valorização da individualidade, no estimulo a participação responsável consciente e comprometida. Um serviço generoso um agir libertador em favor dos oprimidos, garantido a valorização das pessoas e celebração a vida.

OBJETIVOS

Projeto Levanta-te e Anda

Viabilizar atendimento e apoio a pessoas em situação de rua (população adulta) do Município de Salvador-BA especificamente da Cidade Baixa, através de um Centro de convivência com ações relacionados a saúde, assistência social, atendimento psicológico, higiene, alimentação oficinas de capacitação estimulando o desenvolvimento de capacidade e habilidade para resgatar a dignidade humana e cidadania.

CEDAP

Oferece um atendimento mais humanizado as pessoas em situação de rua atendido através da parceria CEDAP e projeto levanta-te e anda, contemplando as diferenças e particularidade dessas pessoas, com dificuldade de superar a realidade aliada a alta vulnerabilidade para as DST, HIV e AIDS enfrentando do preconceito a discriminação e a falta de AS para vencer as dificuldades da vida na rua, perda de auto-estima, da identidade, cidadania e dignidade humana assegurando igualdade, um dos princípios assegurados pelo SUS.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

As atividades buscam despertar o desejo. Possibilitar o fortalecimento da identidade individual da auto-estima, do cuidado com o corpo e a cidadania.

Acolhimento e atendimento diário e rotativo de pessoas em situação de rua.

Jogos educativos, filmes, palestras de prevenção a tuberculose, DST, HIV, AIDS, alcoolismo, redução de danos, bate papo sobre construção de regras, violência, oficinas de textos promovido pelo jornal Aurora da rua, higiene pessoal, processo de recuperação, partilha de vida e momentos de espiritualidade, higiene pessoal, corte de cabelos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com