TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Estágio Sobre Alcool E Outras Drogas

Artigo: Plano De Estágio Sobre Alcool E Outras Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 7

1-INTRODUÇÃO

O Serviço Social desenvolve e desempenha um importante papel nas instituições sociais onde se encontra inserido, auxiliando e dando suporte aos trabalhos desenvolvidos nas mesmas, ajudando a suprir suas necessidades e contribuindo para o atendimento da clientela que procuram os seus serviços, e nos CAPS-AD (Centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas), não é diferente.

Os CAPS-AD são unidades de saúde que fazem parte do sistema de saúde, os mesmos prestam assistência médica, psiquiátrica e psicossocial para dependentes de álcool e outras drogas, em virtude destas atribuições é que se torna veemente a sua respectiva relevância para a sociedade na qual se encontra implantada e usufrui de seus serviços.

O local onde ocorreu o estágio supervisionado é um CAPS-AD situado no município de Itapetinga-BA, que se encontra localizada no Sudoeste da Bahia, e que possui de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 66.665 habitantes, portanto, um município que necessita deste tipo de órgão devido as suas demandas.

O CAPS-AD de Itapetinga foi implantado no ano de 2010 tendo como principal objetivo prestar atendimento médico, psiquiátrico e psicossocial, à dependentes de álcool e outras drogas que necessitem de seus serviços e assistência, além de promover em seu espaço relevantes atividades sócio-educativas.

O processo de implantação do CAPS-AD no município de Itapetinga atendeu as diretrizes da Reforma Psiquiátrica no Brasil, instituída através da lei n 10.216 de Abril de 2010, portanto, a implantação do mesmo possui base legal e se encontra em consonância com sistema público de saúde, sendo inclusive resultante de uma política pública.

Os acadêmicos que participaram ativamente do presente estágio supervisionado, atuaram em um CAPS-AD que foi instituído por intermédio da lei e da política pública citadas anteriormente, portanto, os mesmos se empenharam de forma efetiva para compreender o aspecto legal que deu origem à instituição onde se desenvolveu o respectivo estágio supervisionado.

Segundo a Portaria 336, o CAPS-AD constitui-se em um “Serviço de atenção psicossocial para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas”,

Observa-se que o CAPS-AD possui um indispensável e muito importante papel para o atendimento de pessoas dependentes de álcool e outras drogas, portanto, se trata de um valioso mecanismo para o atendimento, manutenção e promoção da saúde pública que é prioridade para o desenvolvimento e melhoramento da qualidade de vida da população.

Dentro do contexto e da realidade do CAPS-AD atuam uma equipe multiprofissional, e dentro desta equipe pode-se destacar o Assistente Social como um profissional de suma importância para o desenvolvimento das atividades desta instituição, trazendo uma imensa contribuição para o mesmo, portanto, revela-se de suma importância a compreensão e análise das atribuições e do papel deste profissional para este tipo de instituição.

O estágio supervisionado possui grande relevância para a formação profissional do Assistente Social, e o CAPS-AD configura-se como um campo propício, rico e adequado para a construção e consolidação de experiências que venham auxiliar para a construção da identidade deste profissional.

O presente relatório parcial de estágio tem como principal objetivo relatar, expor de forma analítica e compreensiva, as ações e atividades realizadas por uma equipe de estagiário de Serviço Social no transcorrer do estágio supervisionado ocorrido no CAPS-AD de Itapetinga-Ba.

Este relatório encontra-se dividido da seguinte maneira: Desenvolvimento. Que expõe as atividades e práticas desenvolvidas durante o estágio supervisionado acompanhada de análises fundamentadas teoricamente; Considerações Finais, que realça as impressões, conclusões e análises finais acerca das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio; e Referências que aponta o suporte teórico empregado para a elaboração do relatório parcial do estágio supervisionado.

2-DESENVOLVIMENTO

O Serviço Social constitui-se como uma esfera ampla de assistência prestada às pessoas que necessitam de seus préstimos, encaminhamentos e atendimentos direcionados à sua clientela, daí, a sua importância no auxílio do atendimento as necessidades humanas e no enfrentamento às demandas apresentadas pela sociedade de modo geral.

Em função da importante papel exercido pelo Serviço Social dentre das instituições, função esta que se cristaliza e se concretiza por intermédio da atuação e da intervenção do Assistente Social, em virtude destes aspectos e problemáticas é que se torna salutar observar e analisar as práticas, ações e atribuições deste profissional.

Este é o objetivo principal desta parte do relatório do estágio supervisionado que é fazer observações, análises e reflexões acerca das práticas e ações desenvolvidas por Assistentes Sociais dentro do seu campo de atuação.

2.1-DEMANDAS DETECTADAS NO CAMPO DE ESTÁGIO

A observação constitui-se como uma das principais ferramentas de trabalho para o Assistente Social, a mesma deve ser feita de forma minuciosa e analítica, buscando compreender de maneira holística os fenômenos que se apresentam diante dele, em seu campo de atuação profissional.

O ato de observar para por parte do Assistente Social deve ser um exercício minucioso e crítico, com o intuito de verificar e detectar as demandas sociais apresentadas pela clientela atendida por uma determinada instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com