TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção e Riscos ambientais

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 10

PREVENÇÃO E RISCOS AMBIENTAIS

Alexandre Amaral, Bruno Duarte, Edson Clementina¹

Carla Freitas dos Santos²

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo implementar e avaliar um plano de gestão em Segurança do Trabalho, na Empresa On/Off Vendas e Importações, aplicando um dos Programas de Segurança, neste caso o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e realizando a APR (Análise Preliminar de riscos) das atividades realizadas pela empresa.

Palavras-chave: PPRA, NR 09, Análise Preliminar de Risco, Checklist

  1. INTRODUÇÃO

Nossa empresa, a On/Off Vendas e Importações, possui dois setores bem definidos de trabalho, sendo o setor administrativo e o outro o operacional. Para serem determinados os riscos das funções dos colaborados dentro de cada um destes setores, foi realizada a APR – Análise Preliminar de Riscos, que é a técnica de avaliação prévia dos riscos presentes na realização de uma determinada atividade/trabalho.

Essa análise é feita através de um estudo detalhado de cada etapa do trabalho realizado e dos riscos envolvidos nas tarefas.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) tem como objetivo principal a tomada de ações para garantir a saúde, segurança e integridade dos trabalhadores no ambiente de trabalho nos locais em que haja a presença de possíveis riscos.

É importante ressaltar que o PPRA, segundo consta no item 9.1.2 da Norma Regulamentadora 9, deve ser desenvolvido em cada setor da empresa, atentando-se a antecipação dos riscos, reconhecimento da existência dos riscos, a avaliação por meio de medições de concentração e exposição além do controle constante de sua ocorrência.

O PPRA é um programa obrigatório em todas as instituições e empresas, independentemente do número de trabalhadores, grau de risco ou área de atuação. Sua elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação pode ser feita pelo SESMT (serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) ou a qualquer pessoa ou equipe de pessoas que sejam capazes de desenvolvê-lo.

Também segundo a NR-09, estes riscos ambientais englobam os agentes químicos (como gases e poeira diversos); agentes biológicos (como os vírus e bactérias, os bacilos e parasitas, além dos fungos) e agentes físicos (como as radiações ionizantes e não ionizantes, o infrassom e ultrassom, as altas e baixas temperaturas, o ruído, vibrações e pressões anormais).

“Pode-se citar a NR 09 (Norma Regulamentadora 09) que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação,  por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.”

Os riscos ocupacionais são resultado da exposição do trabalhador aos perigos existentes na atividade laboral e divididos de acordo com seu tipo, são cinco:

  • Riscos Físicos: são decorrentes de uma exposição do trabalhador a algum tipo de energia.
  • Riscos Químicos: são decorrentes da exposição do trabalhador a algum tipo de produto químico.
  • Riscos Biológicos: são decorrentes de uma exposição do trabalhador durante o período de trabalho a uma quantidade significativa de agentes biológicos.
  • Riscos de Acidente: estes são decorrentes de uma má condução, de um descuido, de uma imprudência ou de negligência durante o exercício do trabalho.
  • Riscos Ergonômicos: são os riscos decorrentes da maneira como o trabalhador interage com máquinas, equipamentos, mobiliários; são os riscos que proporcionam inicialmente desconforto ao trabalhador e que podem se agravar a problemas de saúde, normalmente doenças do tipo osteomusculares.

No Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) realizado na ON/OFF Vendas e Importações, tivemos os seguintes riscos levantados e apresentados como mostra o quadro a seguir:

FUNÇÃO

Agente

RISCO

AVALIAÇÃO

TEMPO DE EXPOSIÇÃO

EPC/EPI

Motorista de Caminhão

Ruído

Físico

Acima de

85 db (a)

8h

NA

Motoboy

Acidente de trânsito com

Morte

Acidente

NA

8h

capacete, dispositivos refletivos, protetor para pernas, calçado de segurança

Conferente de Mercadoria

Ruído

Físico

Acima de

85 db (a)

8h

Protetor auricular tipo plug

Estoquista

Ruído

Físico

Acima de

85 db (a)

8h

Protetor auricular tipo plug

Motorista de Empilhadeira

Ruído

Físico

Acima de

85 db (a)

8h

Protetor auricular tipo concha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (380.1 Kb)   docx (181.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com