TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Previsão mundial e nacional - ecossistemas

Resenha: Previsão mundial e nacional - ecossistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Resenha  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  213 Visualizações

“Panorama Mundial e Nacional - Ecossistemas

Um dos elementos fundamentais para a manutenção e sustentabilidade da vida na Terra é a manutenção dos ecossistemas. Assim, vamos iniciar nossos estudos analisando a importância de preservar e conservar os ecossistemas.

Mas o que são ecossistemas?

Se analisarmos, veremos que essa palavra é formada pelo prefixo “eco” associado à palavra “sistema”. Eco tem o significado de casa, domicílio, habitat. Logo, ecossistema pode ser entendido como o sistema onde se vive.

Já um sistema pode ser definido como conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Assim, ecossistemas são sistemas ecológicos constituídos por organismos vivos, chamados de bióticos, e por elementos não vivos, chamados de abióticos, que estão inter-relacionados. Os elementos bióticos são organismos vivos que correspondem às plantas, aos animais (incluindo o ser humano) e aos microorganismos, enquanto os elementos abióticos correspondem aos elementos físicos e químicos do ambiente, tais como minerais, luz solar, água e gases.

Assim, podemos definir ecossistema, conforme mencionado pelo ecólogo Eugene Odum, como qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas interagindo para promover uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas .”

Trecho de: Lorem. “Responsabilidade Social e Meio Ambiente.” iBooks.

Este material pode estar protegido por copyright.

...