TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Missa Bo Brasil

Trabalho Universitário: Primeira Missa Bo Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

Questiónario.

01) Qual a principal característica da Idade Moderna?

Estado livre, predominância do individualismo e da destradicionalização ( estrutura familiar), sociedade urbana, predomino da industria, predomínio da razão( racionalidade e secularização, separação igreja e estado).

02) Porque a burguesia é tão importante para o entendimento do aparecimento das ciências sociais ?

Com a valorização das trocas comerciais e os lucros aumentando cada vez mais, era preciso uma urgente produção capaz de responder as demandas que se tornavam cada vez maior. Os burgueses começaram a pensar nas criações de máquinas industriais e produtos tecnológicos. Nessas condições incentivou as pesquisas cientificas e os estudos das ciências sociais.

03) Qual a contribuição da filosofia para a consolidação das ciências sociais?

Ilustração, aprofundamento das relações sociais. Estudavam conceitos como explicar a origem da riqueza e do valor das mercadorias, conceitos como de valor e estado,entre outros fatores.

Contudo, projetar mudanças baseadas na ação humana organizada pela razão, pela vontade e expectativa de uma vida mais satisfatória.

04) Qual a consequência dos acontecimentos históricos modernos para a nossa sociedade atual?

Estado Livre, tecnologia, criação de estado e nações, divisão de estado ( executivo, legislativo e judiciário) ,lucros, capitalismo, divisão da igreja com o poder, entre outros fatores que influenciam.

05) A ideia de Estado?

Não era só uma pessoa que governava por direito de herança e sangue, mas de uma instituição abstrata que administra um território a partir de pactos estabelecidos pela coletividade.Como a divisão do estado em poderes: LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIARIO. Ex A constituição norte americana, que foi a primeira república liberal democrática burguesa, estabelecendo mecanismo para garantir a eleição legitima dos governantes e os direitos dos cidadãos.

06) E o individuo dentro do grupo?

Os INDIVIDUOS passaram a viver numa sociedade individualista e financista voltada para o desenvolvimento comercial e lucro, novos valores, sentimentos e atitudes passaram a reger a vida e o comportamento social. O homem moderno era estimulado a amar a vida , buscar satisfação de suas necessidades de forma individual, expressar seus sentimentos e pontos de vistas pessoais. Se distanciando ainda mais do vinculo com a religião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com