TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiros Socorros

Monografias: Primeiros Socorros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 3

.Trauma toraco abdominal.

slide 1- Traumatismo torácico abdominal pode ser definido como uma injuria resultante de uma ação súbita e violenta, que acometem a parte do tronco situada entre o quarto espaço intercostal anterior, sexto espaço intercostal lateral, sétimo espaço intercostal posterior e os limites inferiores dos hipocôndrios, tendo como origem diversos tipos agentes como mecânicos, químicos, elétricos e irradiações.

slide 2- Traumatismo torácico abdominal pode ser classificado em dois grupos, aberto ou fechado,o trauma aberto é na maioria dos casos,causado por arma de fogo e por armas brancas. Já o trauma fechado são as contusões, causadas por acidentes automobilísticos, os golpes e as quedas acidentais. As contusões são responsáveis por 1% de todas as internações hospitalares por traumatismo abdominal.

*A melhor conduta é transportar os pacientes/clientes com suspeita de lesão abdominal por trauma para o hospital apropriado mais próximo.

slide 3- Tipos de trauma:

Trauma direto,trauma por compressão,trauma por desaceleração ou contusão e traumas penetrantes.

slide 4-Trauma direto: Neste mecanismo, a caixa torácica é golpeada por um objeto em movimento ou ela vai de encontro a uma estrutura fixa. No trauma direto, geralmente, ocorrem lesões bem delimitadas de costelas e mais raramente de esterno, coração e vasos, apresentando um bom prognóstico.

slide 5- Trauma por compressão: Este mecanismo é muito comum em desmoronamentos, construção civil, escavações, etc. Em crianças, este mecanismo é de primordial importância, visto que a caixa torácica é mais flexível, podendo causar lesões extensas de vísceras torácicas (Síndrome do esmagamento)

slide 6- Trauma por desaceleração (ou contusão): Caracterizado por processo inflamatório em pulmão e/ou coração no local do impacto, causando edema.Nesse tipo de trauma, o paciente terá dor local, porém sem alterações no momento do trauma.

slide 7- Traumas penetrantes: É o mecanismo mais comum de traumas abertos. Pode ser causado criminalmente ou acidentalmente por armas brancas, objetos pontiagudos, estilhaços de explosões, projéteis de arma de fogo etc. As armas brancas provocam lesões mais retilíneas e previsíveis Já as armas de fogo causam lesões mais tortuosas, irregulares, sendo por isso mais graves e de mais difícil tratamento.

slide 8- Como proceder/Primeiros socorros:

Um atendimento precipitado, ou conduzido sem a correção técnica adequada pode levar à morte, por isso o acidentado deverá ser sempre considerado em estado grave, mesmo que não apresente sinais clínicos aparentes. . É prudente recomendar que se dedique à vítima de traumatismo torácico a máxima atenção possível, sob observação e bem orientada, até que se possa entregá-lo ao socorro médico especializado

slide 9- Condições precárias de atendimento, ou desorientação na condução adotada durante os primeiros socorros, aumentam os riscos dos traumatismos e suas complicações, podendo favorecer sequelas. Os traumatismos abertos ou feridas podem ocorrer de forma simples, como um ferimento qualquer, ou de forma mais grave, quando ocorre ruptura de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com