TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiros Socorros

Artigo: Primeiros Socorros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 7

O Usuário

Personalidade, fisiologia, motivação para uso de drogas, expectativa quanto ao efeito, medo, eltc.

O Cenário

Se o local é seguro ou ameaçador, estranho ou familiar, acolhedor ou apertado, tranqüilo ou agitado, quente ou frio, barulhento ou quieto, o que esta ocorrendo em volta horas ou dias.

A Droga

Tipo de droga quantidade, quantas vezes foi usada, como foi administrada (fumada, aspirada, ingerida, injetada), se já era usada antes, durante quanto tempo, grau de pureza das drogas, se misturou algo com a droga etc.

Quando for atender uma pessoa nesta situação é de grande ajuda:

Sendo tranqüilizador, não ameaçador:

Colocar a pessoa em lugar calmo, não barulhento:

Manter a temperatura agradável:

Explicar para o usuário os efeitos ocorridos:

Explicar os efeitos da droga.

Tratamento da Vitima de Superdose

A vitima de superdose de drogas pode ser tratada de dois modos: pelos sintomas apresentados e pelo tratamento especifico de acordo com a droga usada.

Tratamento Pelos Sintomas

Tratar um usuário de drogas pelos sintomas não é diferente de tratar de uma vitima não drogada, importante observar, pensar em lesão cerebral,pânico e reações de ansiedade.

Tratamento de Acordo com a Droga Tomada

Classificação das Drogas:

1º Depressoras: Benzodiazepínicos (tranqüilizantes indutores ao sono, eltc)

Barbitúricos (anestésicos, sedativos, anti-convulsionantes, etc): Ópio e derivados (morfina, codeínas de alguns xaropes).

2º Estimulantes: Anfetaminas (inibidoras do apetite); Nicotina (cigarro), Cafeína (café , chá, etc); Efedrina (descongestionantes), Atropina.

3º Despersonalizantes: Euforizantes (cocaína, etc), Deprimentes (álcool, inalantes, etc), Alucinantes (maconha, haxixe, Lsd, cogumelos, etc.)

Depressores

Embora legalmente prescritos por médicos, ocorrem com certa freqüência os abusos e intoxicações.

Superdose: a vitima pode parecer desorientada, confusa, sonolenta e possivelmente agressiva. Diminuição da pressão sanguínea, respiração e freqüência dos pulsos lenta, reflexos diminuídos ou ausentes, fala vagarosa. Olhos vidrados com reação a luz, pele pálida e seca, vômitos.

Cuidado de Emergência: Diluir vários copos de água ao leite, induzir a vítima ao vomito, e dilua outra vez água ao leite. Manter a pessoa de lado para evitar aspiração se houver deterioração. Pode haver a necessidade do uso de oxigênio, pois a evolução pode ser rápida, evite que a pessoa durma. Manter as vias aéreas livres. Permaneça com a pessoa acorda e falando, pode coloca em posição fetal, para evitar risco de aspiração. Nunca de café ou outros estimulantes, pois drogas estimulantes e depressoras não se neutralizam, e sim apresentara efeitos de ambas, sendo mais prejudicial do que uma delas sozinha.

Estimulantes

Esta categoria inclui uma variedade de substancias usada para diminuir o apetite, combater a fadiga e cansaço, geralmente fazem o individuo sentir-se alto. De uso legal e ilegal, fazem parte de um grande consumo por usuários de drogas.

Efeito do Abuso: respiração superficial, depressão, agitação psicomotora, tremores, convulsões, paranóia, alucinações, perda de peso e parada cardíaca.

Cuidados de Emergência- Se a ingestão foi via oral, dilua muitos copos de água ao leite, diminua os fatores estimulantes do ambiente, ou seja luz e ruídos, tente manter a vitima imóvel, evite assustá-la mantenha a monitorizarão dos sinais vitais.Em raros casos a temperatura se eleva a níveis preocupantes: se necessário medique sintomaticamente.

Despersonalizantes

Euforizante- Cocaína.

Cuidados de Emergência: diminua os fatores estimulantes do ambiente, mantenha monitorizarão dos sinais vitais, tente manter a pessoa imóvel, diminua os ruídos e a luz. Faça hidratação via oral, se possível. Tente manter-se tranqüilo. Faça a tranquilização, conversando com a pessoa, use medicação apenas quando necessário, use a força apenas em ultimo caso. Faça a avaliação sistemática e trate sintomaticamente as conseqüências.

Overdose: Também conhecida como super dose ou dose excessiva.

Fisiologicamente o que ocorre?

A metabolização, ou seja, a eliminação da droga ingerida geralmente é feita pelo fígado. Nesta metabolização, vai ocorrendo um acumulo de substancias tóxicas (intoxicação), alcançando níveis capazes de provocar parada cardíaca ou respiratória, ou ainda depressão total do sistema nervoso central sendo fatal.

Intoxicação por Drogas

O consumo de drogas (álcool, maconha, cocaína, etc), vem aumentando

A cada dia, por mais que se comprovem os malefícios por elas causados. As reações ao uso variam conforme o tipo de drogas e a quantidade consumida, considerando-se também o estado geral de cada usuário.

De todas o álcool é a droga mais consumida. E os seus efeitos podem ser tornar muito mais graves quando o seu uso for combinado ao de outras drogas. De um modo geral, as reações se assemelham, a qualquer que seja o tipo de droga consumida.

Principais Sinais e Sintomas do uso Excessivo de Drogas

Agitação motora ou sonolência /inconsciência

Alucinações

Respiração acelerada (podendo evoluir para respiração lenta)

Batimentos cardíacos acelerados (que podem se tornar lentos)

Salivação excessiva

Suor abundante

No Tratamento de Emergência o Socorrista Deve:

Observar o nível de consciência, ficando atento para o fato de a vitima se mostrar desorientada e com alucinações.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com