TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiros Socorros

Artigos Científicos: Primeiros Socorros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Animais Peçonhentos

São aqueles animais que, são capazes de injetar em suas presas uma substância tóxica produzida em seus corpos, diretamente de glândulas especializadas (dente, ferrão, aguilhão) por onde passa o veneno.

ataque e defesa.

Os animais peçonhentos estão presentes tanto em meios rurais, quanto urbanos

Eles são responsáveis por provocarem inúmeros acidentes domésticos

Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos dessa categoria.

Estatísticas mostram que a relação de acidentes por animais peçonhentos é de três casos em homens contra dois casos em mulheres.

Apontam também que três quartos dos casos são considerados de leve gravidade, sendo apenas 3% dos casos considerados graves

Cascavel, Boicininga ou Maracamboia: É encontrada em todo o Brasil, exceto na Floresta Amazônica. Possui chocalho na cauda. Causam o envenenamento chamado crotálico. Vivem em áreas abertas, quentes e secas.

Jararaca, Caiçara, Jararacuçu, Urutu, Patrona, Malha de Sapo ou Cotiara: Encontrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, leste do Mato Grosso, sul da Bahia e algumas áreas de Minas Gerais. Algumas alcançam mais de um metro de comprimento. Causam o envenenamento chamado botrópico. Vivem em locais úmidos.

Surucucu, Jaca ou Surucutinga: Encontrada nas florestas litorâneas do Rio de Janeiro e vale amazônico. Seu comprimento pode alcançar mais de 4 metros, tornando-se a maior serpente peçonhenta da América. Causa o envenenamento chamado laquético.

Coral verdadeira ou Ibiboboca: Encontrada em todo o Brasil. Coloração formada por anéis vermelhos, pretos, brancos ou amarelados. Pouco se diferencia da falsa coral, sendo recomendável que pessoas sem conhecimentos específicos não tentem identificá-las. Causam o envenenamento chamado elapídico. Vivem sob folhas, troncos ou galerias no solo.

E se acontecer da pessoa acidentada não ver e não saber qual serpente a picou? Através dos sintomas o médico consegue saber, mas se ele tiver dúvida, ele irá aplicar o soro polivalente, feito através dos venenos da jararaca e cascavel. Vou para o mato, o que posso fazer para evitar acidentes com as serpentes? Usar botas, assim você evita de 50% a 80% dos acidentes; usar luvas de raspa de couro e ter atenção redobrada.  Olhar sempre com atenção os caminhos a percorrer;  nunca colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros.Uma serpente filhote pode causar acidente? SIM, o filhote já nasce com glândulas de veneno. Se ela conseguir picar, vai injetar veneno.

Não fazer sucção do veneno;

Não espremer o local da picada;

Não dar nada alcoólico, querosene ou fumo para o acidentado;

Não fazer torniquete, impedindo a circulação do sangue: isso pode causar gangrena ou necrose local;

Não cortar ou queimar o local da ferida;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com