TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiros Socorros

Trabalho Escolar: Primeiros Socorros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 3

Algumas categorias para a análise conjuntura.

Para se fazer uma análise da conjuntura são necessárias algumas categorias:

Acontecimentos: Na analise da conjuntura o importante é analisar os acontecimentos, sabendo distinguir primeiro fatos de acontecimentos e depois distinguir os acontecimentos segundo a sua importância.

Essa importância e peso são sempre relativos e dependem da ótica de quem analisa a conjuntura, pois a conjuntura pode ser boa para alguém é péssima para outros: um ladrão que chega num lugar policiado vai verificar que a conjuntura está ruim para ele naquele dia, a mãe que chega na praça com seu filho vai pensar ao contrário.

A importância da análise a partir dos acontecimentos é que eles indicam sempre certos “sentidos” e revelam também a percepção que uma sociedade ou grupo social, ou classe tem da realidade e de si mesmo.

Cenários: As ações da trama social e política se desenvolvem em determinados espaços que podem ser considerados como cenário. Cada cenário apresenta particularidades que influenciam o desenvolvimento da luta e muitas vezes o simples fato de mudar de cenário já é uma indicação importante de uma mudança no processo.

Atores: O autor é alguém que representa, que encarna em um papel dentro de um enredo, de uma trama de relações. Um determinado indivíduo é o ator social quando ele representa algo para a sociedade, encarna a idéia, uma reivindicação, um projeto, uma promessa uma denúncia. Mas a idéia de “ator” não se limita somente as pessoas ou grupos sociais. Instituições também podem ser atores sociais: um sindicato, partidos políticos, jornais, rádios, emissoras de televisão, igrejas.

Relação de forças: As classes sociais, os grupos sociais estão em relação uns com os outros. Essas relações podem ser de confronto de coexistência, de cooperação revendo uma relação de força de domínio. Igualdade ou de subordinação. Algumas vezes em relação de forças se revela através de indicadores até quantitativos, como é o caso de uma eleição: o número de votos indicará a relação de forças entre partidos, grupos e classes sociais.

Articulação entre estrutura e conjuntura: As categorias “estratégia” e “tática”, poderíamos definir estratégia como articulação, a definição de um conjunto de meios, de forças, de elementos tendo em globais que respondem a interesses e objetivos sociais, econômicos e políticos de determinadas forças ou classes sociais.

Sistema do capital mundial. Dados gerais.

Descrição do sistema do capital mundial: as empresas transnacionais são a ponta avançada do capitalismo contemporâneo. O capital transnacional não é a maximização do uso da ciência na produção para atender ás necessidades do conjunto da sociedade, a maximização do lucro

O desenvolvimento do sistema transnacional de produção aprofunda ainda mais e em escala mundial as contradições do modo de produção capitalista. O capital mundial não é igual à soma das corporações, das empresas transnacionais existentes no mundo ou no interior dos países, é um sistema produtivo articulado em escala mundial sob licença das grandes articulações e bancos transnacionais.

Limites e contradições do sistema do capital mundial: o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com