TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Para Educação Ambiental Em Turismo

Por:   •  14/12/2012  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos principais principios que um profissional de turismo deve ter é a consciencia de que os problemas ambientais, independentemente de localidade, que enfrentamos hoje em dia são consequencias de ação depredativa do ser humano na natureza. Portanto todas essas mudanças drásticas que estão ocorrendo tem ligação direta com o ser humano e que foram intensificadas com o avanço da industrialização.

Toda atividade gera impactos e o turismo também traz impactos no local onde ele é exercido devido a exploração dos recursos daquele local e a melhor forma de minimizar os danos é investir em politicas de desenvolvimento sustentável na região e o jeito de alcançar esse desenvolvimento é através de uma educação ambiental não só da população local mas dos turistas também, para que estes compreendam que com um desenvolvimento sustentável mais riquezas serão geradas e o produto turístico, no caso o local, continuará disposto a receber turistas.

Esse desenvolvimento sustentável não só trará a preservação do local mas também pode vir acompanhado de uma preservação da cultura local pois manterá acesa a idéia de preservação não só do ambiental mas sim do conjunto todo englobando a cultura fazendo com que seja valorizada e preservada, sendo passada para as próximas gerações

Toda essa preocupação ambiental no turismo incrementa ainda mais na demanda turística, porém essa visão de desenvolvimento sustentável até pouco tempo atrás era muito fraca e hoje em dia vem se concretizando o pensamento ambiental e tornando-se algo politicamente correto. É até uma questão de bom-senso: um turista prefere viajar para um local preservado do que um degradado, este também prefere conhecer a cultura local, assim como o habitante prefere manter a cidade onde vive preservada para que a renda gerada pelo turismo continue.

O Turismo tem essa característica de promover a troca de conhecimento entre as pessoas e criar uma forte interação entre os turistas e a comunidade a qual este grupo visita. Por isso o turismo tem crescido, pois essa consciencia ambiental vêm sendo transmitida através desta interação.

O turista ao visitar uma cidade com habitantes engajados com o meio ambiente já começam a formar um novo pensamento que refletiram em seus atos, e isso é importante pois para haver desenvolvimento sustentável é necessário a colaboração de todos envolvidos na atividade turística, e não é necessário que essa consciência seja contruída de forma formal, o modo de agir de um determinado grupo pode se propagar pois estará incentivando outros a agirem daquele maneira, portanto uma comunidade que valoriza bons atos que presevem o local incentiva seus turistas a valorizarem o ambiente não só o que estão visitando, mas a todos que irão visitar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com