TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Aspectos Organizacionais Da Organização Desafios

Artigos Científicos: Principais Aspectos Organizacionais Da Organização Desafios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  4.095 Palavras (17 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO PÚBLICA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR SEMESTRE – 2013/1

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

SEMESTRE – 2013/1

Principais Aspectos Organizacionais da Organização

Desafios

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Gestão Pública da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná para a disciplina Semestre.

Profes: Elisete Zampronio, Regina Malassisse, Rodrigo Trigueiro, Márcia Bastos

Introdução

A Elaboração do seguinte trabalho tem objetivo de esclarecer de forma rápida o papel e a influencia dos Princípios citados no Art.37 da Constituição Federal de 88. Pode-se dizer que os Princípios são a base geral orientadora das normas vigentes onde auxiliam na criação de leis e jurisprudências, nas palavras de Celso Antônio Bandeira de Mello Princípio é: “Mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro, alicerce dele, disposição fundamental que se irradia sobre diferentes normas compondo-lhes o espírito e servindo de critério para a sua exata compreensão e inteligência exatamente por definir a lógica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tônica e lhe dá sentido harmônico”. Esses princípios que obrigatoriamente devem ser respaldo de qualquer atitude tomada pela administração pública seja ela direta ou indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Desenvolveremos também alguns desafios propostos pelos tutores e mestres do curso de Gestão Pública.

Sumário:

Desafio 1------------------------------------------------------------------------- 01

Desafio 2------------------------------------------------------------------------- 05

Desafio 3------------------------------------------------------------------------- 06

Conclusão------------------------------------------------------------------------ 10

Referencias bibliográficas

Desafio 1

Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da administração, que Fayol definira no seu tempo (prever, comandar, controlar, coordenar), mas de um modo geral, se aceita hoje o planejamento, a organização, a direção, e o controle. Essas quatro funções básicas constituem o chamado processo administrativo.

a) Missão: A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa.

“Ribeirão das Neves cidade que trabalha.”

b) Visão: A visão é algo responsável por nortear a organização.

“Ribeirão das Neves é muito mais do que você imagina...”

c) Valores: Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização.

d) Áreas Funcionais: Dentro da SMST não tem RH, que compreende toda a Prefeitura Municipal. A SMST é só uma das muitas secretarias existentes, o Marketing é feito através das campanhas de conscientização a população quanto ao trânsito e a segurança. Gerência de Finanças tem um repasse da prefeitura para projetos que são realizados dentro do município. Em prol da melhoria do transito e a diminuição de acidentes automobilísticos.

A Produção vem através dos funcionários das várias gerências da SMST compete as Superintendências que tem em si (Guarda Municipal, Defesa Civil, Fiscalização eletrônica, Trânsito e Transporte)

e) Sistema de Liderança: Um traço parece caracterizar a gestão pública brasileira contemporânea: a adoção de conceitos, discursos e práticas gerenciais típicas do mundo corporativo. Criatividade, postura empreendedora, inovação gerencial, gestão por resultados, contratos de gestão, gestão por competências são alguns dos termos e expressões que, paulatinamente, aderem ao vocabulário cotidiano das diversas instâncias da gestão pública nacional.

f) Identificação e Descrição X Weber X Disfunções Burocráticas

Weber elaborou o conceito de burocracia a partir de sua sociologia política, ele usou o conceito de modo mais abrangente, englobando as demais instituições sociais além da administração pública. Weber notou a proliferação de organizações

1

de grande porte, tanto no domínio religioso (a Igreja) como no educacional(a Universidade) ou no econômico (as grandes empresas), que adotaram o tipo burocrático de organização, concentrando os meios de administração no topo da hierarquia e utilizando regras racionais e impessoais, visando à máxima eficiência.

Weber identifica três fatores principais que favorecem o desenvolvimento da moderna burocracia:

1. O desenvolvimento de uma economia monetária: a moeda não apenas facilita, mas racionaliza as transações econômicas. Na burocracia, a moeda assume o lugar da remuneração em espécie para os funcionários, permitindo a centralização da autoridade e o fortalecimento da administração burocrática.

2. O crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno: apenas um tipo burocrático de organização poderia arcar com a enorme complexidade e tamanho de tais tarefas.

3. A superioridade técnica - em termos de eficiência - do tipo burocrático de administração: que serviu como uma força autônoma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com