TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Consequências Da Obesidade No Trabalho Policial Militar

Trabalho Universitário: Principais Consequências Da Obesidade No Trabalho Policial Militar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 7

PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE NA VIDA DIÁRIA DO POLICIAL MILITAR

1 INTRODUÇÃO

A obesidade é considerada uma doença, e como tal alcançou um patamar de epidemia mundial, com o acometimento dessa doença, surgem outros problemas de saúde, entre eles o diabetes e a hipertensão. Como na maioria das doenças, a prevenção à obesidade pode ocorrer de várias maneiras. Para tanto é necessário, primordialmente, que o indivíduo tenha um estilo de vida saudável.

Ao abordarmos sobre as consequências da Obesidade na Vida Diária do Policial Militar, nossa meta é tentar identificar aspectos tais como seu surgimento, os prejuízos causados e principalmente, sua prevenção.

2 RISCOS IMEDIATOS ASSOCIADOS COM A OBESIDADE

A obesidade tem se mostrado com uma das grandes vilãs no mundo globalizado. A falta de tempo oriunda da correria do dia a dia, aliada a comodidade e conforto para os bens de consumos, tem privado o homem contemporâneo de seu instinto de caçador, e evoluímos para um novo tipo de homem, o consumidor.

Mas esse novo estilo de vida passa uma fatura alta para nosso ex-caçador, que outrora foi um atleta na busca pela própria sobrevivência. E hoje põe a prova sua saúde e a própria sobrevivência para buscar por outros meios de sustento e garantir a satisfação de suas necessidades básicas sem recorrer ao vigor físico.

Estamos falando do capitalismo selvagem e do cotidiano que impede nosso homem contemporâneo a voltar a ser o predador de antes. Aprendemos a exercitar nosso raciocínio, desenvolvemos habilidades intelectuais e abandonamos as práticas das atividades físicas como formas de sobrevivência.

Como não poderia deixar de ser, nosso policial militar também evoluiu e não mais é o “homem do mato”, se tornou um profissional de segurança pública com todos os recursos que a tecnologia pode oferecer, e em detrimento dessa evolução, paga um preço com sua saúde.

O tempo destinado a manutenção de sua condição física tem ficado em segundo, ou às vezes até terceiro plano. A busca pela realização profissional, trabalho, reconhecimento, promoção, melhor rendimento, tem deixado a preocupação com a saúde muitas vezes fora de suas prioridades.

Vamos abordar alguns pontos onde o policial militar começa a sofrer as consequências dessa evolução:

Hipertensão Arterial - As causas da hipertensão arterial geralmente se classificam em dois tipos, que são a primária e a secundária. O primeiro tipo e que é mais comum, atinge a maior parte da população, e é assim chamado, quando após a realização de avaliação, não se consegue chegar a nenhuma causa conhecida. As secundárias são, portanto, resultantes de alguma doença, e as mais comuns responsáveis pela hipertensão secundária são as renais, cardíacas, hormonais, cerebrais, etc. (V DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL, 2006);

Surgimento de Diabetes - A obesidade é uma doença que se caracteriza pelo aumento de peso corporal associado ao aumento de proporção de gordura no organismo em relação ao tecido magro, ou seja, ossos, músculos e vísceras. Vários fatores podem levar à obesidade. Porém, o mais frequente é o excesso de ingestão alimentar, acompanhado pela falta de exercício físico. O que vem a correlacionar aos hábitos de grande parte de nossos policiais militares;

No Brasil, 40% da população têm excesso de peso e 10 a 15 % têm obesidade. O problema já é mais grave do que a fome. A prevalência de obesidade tem resultado em aumentos preocupantes também na incidência de diabetes tipo 2. Responsável principalmente por doenças como o Infarto e o Derrame (AVC).

Doenças Coronárias – Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, avaliou o impacto da obesidade na saúde do coração. De acordo com os pesquisadores, a obesidade causa mudanças na estrutura e tamanho do coração, além de alterar seu funcionamento e sua função elétrica, causando a fibrilação atrial (arritmia cardíaca).

A obesidade causa a expansão do átrio esquerdo e do ventrículo esquerdo, comprometendo a função cardíaca. O átrio esquerdo é responsável por receber o sangue rico em oxigênio dos pulmões e enviá-lo para o ventrículo esquerdo, que bombeia esse sangue para o corpo. “Temos vários estudos científicos que comprovam os danos que a obesidade causa para a saúde do coração. Esse novo estudo é bastante relevante e mostra que o alargamento do átrio esquerdo aumenta o risco de arritmia cardíaca e fibrilação atrial. A alteração no ventrículo esquerdo faz com que o coração utilize mais força para conseguir bombear o sangue, podendo causar insuficiência cardíaca. Ou seja, é mais uma constatação de que o excesso de peso é bastante nocivo para o coração.” diz o cirurgião especialista em obesidade, Dr. Roberto Rizzi.

Fadiga - O estilo de vida sedentário é responsável por grande parte das doenças que acometem o policial militar e a ausência de uma prática regular de atividades físicas é um dos fatores mais eficazes na prevenção de doenças e preservação da saúde. A falta de atividade física por parte do policial militar diminui sua capacidade cardiopulmonar, ocasionando uma menor duração em uma atuação, seja em combate ou em uma abordagem onde se torne necessário um emprego de esforço físico.

Cansaço – A obesidade não causa sinais e sintomas diretos, mas manifestações decorrentes das doenças que provoca. De qualquer modo, os obesos apresentam demasiado cansaço, suor excessivo, principalmente em pés, mãos, axilas e dobras, o que também os predispõe ao surgimento de micoses, além de dores nas pernas e na coluna. Dependendo do volume corporal, o policial militar não apenas tem limitações estéticas, mas também de movimento, agravando ainda mais sua situação em caso de necessidade de utilização de Coletes balísticos.

Correr com um equipamento já não é tarefa das mais fáceis, e quando necessário se faz, na maioria das vezes o policial militar o fará de colete, arma curta e não raras vezes uma arma longa. O cansaço e o esgotamento físico chegara em minutos, senão no primeiro minuto.

3 FATORES QUE PROVOCAM A OBESIDADE

Um bom preparo físico é essencial à atividade policial, no entanto é comum encontrar policiais sedentários por diversos motivos. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com