TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Regras Do Futsal

Pesquisas Acadêmicas: Principais Regras Do Futsal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  1.466 Visualizações

Página 1 de 5

Principais Regras do Futsal

Como todo esporte, o futsal necessita de regras para poder ser praticado. Com o tempo, ele sofreu algumas mudanças até ser aperfeiçoado. Seguem as principais regras do futsal:

Quadra do jogo

A quadra de jogo terá uma forma retangular com o comprimento máximo de 42 metros e mínimo de 25 metros, e sua largura de 22 metros no máximo e mínimo de 15 metros.

Em competições internacionais, terá entre 38 a 42 metros de comprimento no máximo e largura de 18 a 22 metros.

Terão linhas de marcação visíveis com oito centímetros de largura.

A bola

Durante a partida, só poderá ser trocada com autorização prévia do árbitro.

Bola da saída

No início da partida, o jogador irá dar um chute no lado contrário da quadra. Enquanto isso, os jogadores do time adversário devem permanecer a pelo menos três metros da bola e nem poderão invadir o lado adversário da quadra até o pontapé inicial ser efetuado e a bola ser movimentada. O jogador que efetuar o pontapé inicial só poderá voltar a tocar na bola após outro jogador tê-la tocado.

Bola em jogo e fora do jogo

A bola estará fora do jogo quando ultrapassar as linhas laterais ou de fundo, quando bater no teto e quando a partida for interrompida pelo árbitro. Será considerada em jogo em qualquer outra situação, do começo ao final da partida.

Arremesso de Meta

É o arremesso que o goleiro executa quando a bola ultrapassa a linha de fundo. Esse arremesso deverá ultrapassar a área em frente ao gol e o goleiro não deve exceder o tempo de quatro segundos com a bola antes de arremessar.

Número e Substituições dos jogadores

A partida só poderá ser iniciada com um número total de cinco atletas por time, sendo um deles obrigatoriamente o goleiro. Terá um número máximo de sete atletas reservas para substituição.

O número de substituições é indeterminado, sem a necessidade de paralisação da partida. Somente a substituição do goleiro tem a necessidade de autorização prévia do árbitro.

A substituição deverá ser realizada pela linha da zona nos três metros correspondentes ao lado do banco de reservas e sempre após o atleta substituído ter ultrapassado a linha lateral.

Equipamentos dos atletas

Atletas

Os trajes obrigatórios dos atletas compõem-se em camisa de manga curta ou comprida, calção curto, meias de cano longo, caneleiras e chuteiras. As caneleiras deverão estar cobertas pelas meias.

O capitão do time deverá usar uma braçadeira para poder ser identificado e os jogadores poderão usar as torno seleiras por dentro ou por fora das meias.

O goleiro deverá usar uma camiseta de cor diferente dos outros jogadores, sendo único a ter permissão de usar calça de agasalho.

Árbitros

Os trajes obrigatórios dos árbitros compõem-se em camisa de manga curta ou comprida, nas cores escolhidas e aprovadas por sua entidade, calça, cinto, meias e tênis ou sapatos da cor branca. As camisas deverão ser de cor diferente dos atletas para assim não ter perigo de confundir.

Cronometristas e anotadores

Os trajes dos cronometristas e anotadores seguirão a mesma regra dos árbitros, a única diferença será a cor do tênis ou sapato, que deverá ser de cor preta.

Equipe de Arbitragem

Deverão usar camisa à altura do peito e com o distintivo da entidade as quais são vinculados, segundo a regulamentação baixada por seus países.

O árbitro principal e o auxiliar deverão usar camisas de mesma cor, não alterando os demais equipamentos.

Atribuições

O árbitro

O árbitro cuida de todas as regras do jogo. Cabe a ele julgar e chamar a atenção quando ocorrer infrações.

Não poderá tomar decisões baseadas somente no favorecimento de uma determinada equipe.

Deverá relatar todos os incidentes antes, durante e depois das partidas.

Deverá expulsar o atleta que agir com conduta violenta e com intenção de atingir fisicamente outro atleta.

Árbitro auxiliar

Como o próprio nome já diz, ele auxilia o árbitro principal, tendo permissão para assinalar as infrações se achar que o árbitro principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com