TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regras Do Futsal

Artigo: Regras Do Futsal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 5

Regras do Futsal

Quadra de Jogo

A quadra de jogo deve possuir formato retangular, com o comprimento máximo de 42 metros e mínimo de 25 metros, e com largura de no máximo 22 metros e no mínimo 15 metros. Em competições internacionais, as medidas oficiais encaixam-se entre 38 e 42 metros de comprimento e 18 e 22 metros de largura.

Linhas de Marcação

As linhas de marcação devem ser bem visíveis, com 8 cm de largura.

Existem várias marcações em uma quadra de futsal. Além das linhas que delimitam os limites de jogo, existem marcações específicas para a cobrança de pênalti e ainda outras marcações.

Área Penal: É a área em que o goleiro pode defender com as mãos. Existem duas áreas penais, uma em cada extremidade da quadra, em frente aos gols. São semicírculos de raio de 6 metros, tendo seus limites na linha de fundo.

Tiro Livre Sem Barreira: É uma penalidade que envolve o chute da bola à meta adversária, sem que haja jogadores do outro time, exceto o goleiro. A marcação para a cobrança dessa penalidade é de 10 metros do ponto central à meta. Outra marcação referente a essa penalidade é uma linha traçada 5 metros depois da linha de fundo, que marca até onde o goleiro pode se adiantar nessas cobranças de tiro livre sem barreira.

Centro da Quadra: Uma linha deve passar pelo centro da quadra, sendo que deverá haver um pequeno círculo no meio da quadra, de 10 cm, onde a bola é colocada para que se dê início ao jogo. Outro círculo também é marcado no centro da quadra, esse maior do que o anterior, tendo 3 metros de diâmetro.

Área de Substituição: É a área por onde os jogadores substituídos devem sair da quadra e os substitutos entram no jogo. Fica a 5 metros de comprimento da linha divisória do meio da quadra.

Duração da Partida

A partida oficial de futsal tem duração de 40 minutos, divididos em dois períodos cronometrados de 20 minutos e intercalados por um intervalo de 10 minutos para descanso. O cronômetro para cada vez que a bola sai de jogo.

Regras de Substituição

Cada equipe começa a partida com cinco jogadores titulares – um goleiro e quatro de linha – e nove reservas, mas dispõe de uma quantidade ilimitada de substituições. As alterações podem ser feitas até mesmo com a bola em jogo, dentro da área de substituição. Um jogador expulso pode ser trocado por um substituto, mas somente depois de dois minutos após a expulsão. No entanto, o substituto poderá entrar antes desses dois minutos se sua equipe sofrer um gol enquanto está em inferioridade numérica. O jogador expulso não poderá voltar ao jogo.

Reposição de Bola em Jogo

A bola estará fora de jogo quando ultrapassar as linhas laterais ou de fundo, quando bater no teto ou quando a partida for interrompida pelo árbitro. Será considerada em jogo em qualquer outra situação, do início ao fim da partida.

Quando a bola está fora de jogo, sua reposição acontece das seguintes formas:

Arremesso Lateral: Ocorre quando a bola passa, em sua totalidade, pela linha lateral. É cobrado com os pés, do exato local onde a bola tenha saído. O cobrador do arremesso lateral deve estar de frente para a quadra, com um pé sobre qualquer parte da linha ou fora dela. A distância que deve ser respeitada pelos adversários na cobrança desse tiro é de 3 metros. Se o arremesso for diretamente para o gol, este só será validade se houver desvio de algum outro jogador (incluindo o goleiro). Caso o arremesso lateral seja cobrado de forma incorreto, há a reversão, ou seja, a equipe adversária é que ganha o arremesso lateral.

Arremesso de Canto: Acontece quando a bola sai totalmente pela linha de fundo, sendo que o último a tocá-la seja o time que está defendendo essa linha de fundo. Deve ser executado com um pé fixado no solo em cima da linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido para a cobrança será o mais próximo de onde a bola tenha saído. O tempo limite para execução desse arremesso é de 4 segundos.

Quando a bola sai pela linha de fundo e a reposição da bola cabe ao goleiro, este tem apenas quatro segundos para recolocar a bola em jogo, seja com os pés ou com as mãos, e não está autorizado a recebê-la de volta, a menos que um adversário tenha tocado nela.

Equipamentos

Atletas: Os trajes obrigatórios dos atletas compõem-se em camisa de manga curta ou comprida, calção curto, meias de cano longo, caneleiras e chuteiras. As caneleiras devem estar cobertas pelas meias. O capitão do time deve usar uma braçadeira para ser identificado. O goleiro deve usar camiseta de cor diferente dos outros jogadores e é o único a ter permissão de usar calça de agasalho.

Equipe de Arbitragem: Deverá usar camisa à altura do peito e com o distintivo da entidade as qual é vinculada, segundo a regulamentação do seu país. O árbitro principal e o auxiliar deverão usar camisas de mesma cor, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com