TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principio De Le Chatelier

Exames: Principio De Le Chatelier. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Introdução

O princípio de Le Chatelier foi proposto pela primeira vez em 1888 pelo físico e químico francês Henri Louis Chatelier,que nasceu em Paris, em 8 de outubro de 1850, e que veio a falecer em Isére, a 17 de setembro de 1936.

O princípio de Le Chatelier é uma conseqüência da lei da conservação da energia e pode ser descrito da seguinte forma: Quando um sistema em equilíbrio é sujeito a uma perturbação (alteração de temperatura, da concentração ou da pressão), o equilíbrio desloca-se no sentido que contraria essa alteração, até se estabelecer um novo estado de equilíbrio.

Com base neste princípio, é fácil prever qual o sentido em que se desloca qualquer equilíbrio, quando o sistema é sujeito a uma perturbação.

São diversos os fatores que podem provocar perturbação no equilíbrio, com evolução num ou noutro sentido.

Verifica-se eu a temperatura só tem efeito na posição de equilíbrio, das reações endotérmicas ou exotérmicas. A elevação da temperatura desfavorece as reações exotérmicas e favorece as endotérmicas. As alterações de pressão (ou volume) afetam a posição de equilíbrio dos sistemas gasosos, se a reação se der com variação de volume. Se aumentar a pressão de um sistema em que existem componentes gasosos em equilíbrio, este se desloca no sentido em que há formação de menor número de moles gasosas.

Se aumentar a concentração de um reagente de um sistema em equilíbrio, este evolui no sentido em que contraria esse aumento, isto é, no sentido em que se consome esse reagente, ou seja, sentido direto.

Inicialmente foi realizada uma reação que trata de como a solubilidade de um sal é afetada pela adição de um íon comum, no experimento A, o cloreto de amônio é um sal solúvel que diminui de solubilidade quando um íon comum é adicionado:

NH4Cl(s) NH4+(aq) + Cl-

Durante a realização do procedimento do hidróxido de amônio com o Cl pode-se observar que o tubo de ensaio de certa forma “gelou” causando assim o que conhecemos por reação endotérmica, e pela adição do íon comum pode-se afirmar que a solubilidade do sal diminuiu causando o deslocamento do equilíbrio para a esquerda.

A ionização do ácido acético acontece da seguinte forma: O ácido acético é colocado em solução aquosa, produzindo hidroxônio (íon H+ + água) e íon acetato.

Há dois tipos de equilíbrio, o equilíbrio homogêneo e o equilíbrio heterogêneo:

Equilíbrio Homogêneo: quando os constituintes do sistema se encontram na mesma fase.

Equilíbrio Heterogêneo: quando os constituem do sistema se encontram em fases diferentes.

2 – Objetivo:

Demonstrar o efeito do íon comum no deslocamento do equilíbrio.

3 – Materiais e Reagentes:

- Dois tubos de ensaio

- Solução diluída de hidróxido de amônio

- Cloreto de amônio (p.a)

- Solução de ácido acético

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com