TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípio de Le Châtelier

Projeto de pesquisa: Princípio de Le Châtelier. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Segundo Brown, a condição na qual as concentrações de todos os reagentes e produtos em um sistema fechado param de variar no tempo é chamada de equilíbrio químico. O equilíbrio químico ocorre quando as reações opostas acontecem a velocidades iguais: a velocidade na qual os produtos são formados a partir dos reagentes é igual à velocidade na qual os reagentes são formados a partir dos produtos [1].

O princípio de Le Châtelier consiste em: quando sistemas em equilíbrio são submetidos a qualquer perturbação exterior, o equilíbrio desloca-se no sentido contrário a fim de minimizar esta perturbação. Conforme o sistema se ajusta, a posição de equilíbrio muda. Ou seja, após o equilíbrio ter sido restabelecido, mais produtos reagentes aparecem, dependendo do que foi formado durante a mudança [2].

De acordo com o princípio de Le Chatelier, em um sistema de equilíbrio, sob pressão constante, o aumento da temperatura desloca o equilíbrio no sentido da reação que absorve calor, e a diminuição da temperatura desloca o equilíbrio no sentido da reação que libera calor [3].

Perturbação externa trata-se da alteração das condições de pressão, temperatura e na adição ou retirada de uma ou mais substâncias presentes nos sistemas – alterando assim a concentração [4].

Segundo MAHAN no Estado de Equilíbrio as reações químicas, assim como as mudanças de fase, são reversíveis. Consequentemente haverá condições de concentração e temperatura sob as quais reagentes e produtos coexistem em equilíbrio. [4]

Com base nessas informações, foi realizado um experimento para estudar o princípio de Le Chatelier pelo fator que afeta o equilíbrio químico de uma reação.

2- MATERIAIS E REAGENTES

- 4 tubos de ensaio

- 1 proveta de 50 mL

- Pêra

- 1 pipeta graduada de 10 mL

- 1 espátula

- 1 pipeta volumétrica de 10 mL

- 2 pipetas de 5 mL

- 4 béqueres de 50 mL

- 2 béqueres de 100 mL

Reagentes:

- Solução de NaOH 1 mol/L

- Solução de HCl 1mol/L

- Solução de K2Cr2O7

- Solução de K2CrO4

- Solução de FeCl3

- Solução deKSCN

- KCl sólido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com