TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios E Práticas De Supervisão

Exames: Princípios E Práticas De Supervisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 6



UNIDADE 1

SUPERVISÃO EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Através da leitura do texto e com uso de dicionário, conceitue a palavra supervisão.

Supervisão é a ação e o efeito de supervisionar, isto é, fazer a inspeção de um trabalho ou de uma tarefa realizado/a por outra pessoa. Quem supervisiona encontra-se numa posição de superioridade hierárquica, uma vez que tem a capacidade ou a faculdade de determinar se a ação supervisionada está ou não a ser executada corretamente.

2. Comente o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.

O Supervisor Educacional coordenará e irá contribuir nas atividades de planejamento, execução, controle e avaliação do Projeto Político Pedagógico, juntamente com os demais especialistas, direção e professores da Unidade Educativa.

O exercício da profissão de Supervisor Educacional é exclusivo dos portadores de diploma de curso superior em Pedagogia ou em nível de pós-graduação devidamente registrado e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, nas seguintes modalidades.

Sabe-se que o Supervisor Escolar é um servidor especializado em manter a motivação do corpo docente, deve ser um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papéis se propõe a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria, integrando a escola e a comunidade na qual se insere.

3. Proponha alternativas, além das citadas no item 7.3 desta unidade, que possam colaborar na solução dos problemas da supervisão escolar.

Professores mais interessados em se aprimorar cada vez mais.

Mais investimentos nas escolas.

4. Como a supervisão era vista na Grécia Antiga?

Na Grécia Antiga a supervisão era tida como “treinamento para estudantes”, servia para controlar as atividades realizadas pelas escolas.

UNIDADE 2

O SUPERVISOR EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Qual o papel do supervisor educacional no contexto atual?

A supervisão tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar. Desta forma é necessário sempre ressaltar, sem desconsiderar o restante da equipe, que o supervisor escolar deve ser inovador, ousado, criativo e, sobretudo, um profissional de educação comprometido com o seu grupo de trabalho.

2. O que significa ser um mediador do ensino-aprendizagem?

O Supervisor tem um papel fundamental no contexto escolar. Ele deve ser promotor e incentivador das mudanças necessárias na escola, promovendo o diálogo, a reflexão da situação atual da escola, bem como suas necessidades e possíveis ações concretas para democratizar e contextualizar o ensino.

cabe ao supervisor a articulação de todo o conjunto escolar (professores, alunos, pais, direção, comunidade educativa em geral), buscando, assim, a melhoria do ensino e o alcance da

aprendizagem.

3. Para você, de acordo com suas leituras, o que é mais importante no perfil de um supervisor? Discorra sobre o tema.

É acompanhar o planejamento, a execução e a avaliação da ação docente. Dessa forma, dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões, formar e renovar equipes, enfrentar e analisar situações de problemas profissionais, administrar conflitos farão parte da rotina de um supervisor escolar.

4. Em que difere a ação supervisora tradicional da renovada?

Ele ajuda e não só fiscaliza.

5. Tendo em vista os diversos contextos escolares, podemos dizer que a ação supervisora é a mesma? Justifique.

Não, É necessário que os supervisores busquem constantemente saberes concernentes as várias formas de construir metodologias. Tais metodologias devem facilitar o ato de ensinar e de aprender. Para isso um plano de trabalho do supervisor é imprescindível e deve constar: ações – objetivos – metodologias – avaliação e prazos.

6. Sabemos que o PPP e o regimento escolar são necessários para que uma escola possa ter um bom funcionamento. Cada instituição é responsável pela construção coletiva de seu PPP e regimento. Cite algumas possíveis contribuições dos pedagogos neste processo de construção, tendo em vista a realidade escolar de cada local.

Os pedagogos poderiam contribuir na construção do Projeto Político Pedagógico pois ele tem finalidade proporcionar melhoria nas

atividades pedagógicas e administrativas no acompanhamento dos resultados que interferem na aprendizagem dos alunos como a falta de acompanhamento por parte de alguns pais nas tarefas dos filhos e o despreparo de alguns alunos com dificuldade de acompanhar os conteúdos trabalhados em sala de aula.

UNIDADE 3

FUNÇÕES E PRÁTICAS DA SUPERVISÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Em sua opinião, é possível que o supervisor cumpra sua função diante dos desafios atuais? Justifique sua resposta.

Sim, o supervisor deve continuar com sua função pois é sua obrigação assim como o professor tem em sala de aula. Ele deve diagnosticar as necessidades educacionais, oferecer sugestões e auxiliar o professor na resolução de problemas.

2. Comente o enunciado: “A tarefa do supervisor é imensa e seu aprendizado jamais terá fim. O supervisor deve promover a busca da superação de obstáculos no trabalho pedagógico, articulando a prática docente e mediando o processo coletivo”.

O Supervisor é o profissional organizador ou orientador do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores.

3. Qual visão tradicional precisa ser superada e por quê?

Muitos supervisores preferem somente verificar planos de aula, metodologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com