TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade E Estatísca Etapa 1

Ensaios: Probabilidade E Estatísca Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS da professora Marta

Passo 1 (Equipe)

1. Fazer a leitura dos capítulos 1 e 2 – “Introdução à estatística” e “Estatística Descritiva” do livro texto (LARSON, Ron; PATARRA, Cyro C.. Estatística Aplicada. 2ª ed. São Paulo: Pearson, 2007. p.1-46) ou em outras fontes de sua preferência, focando a leitura nas fases do método estatístico: coleta de dados, crítica dos dados, apuração dos dados, exposição ou apresentação dos dados e análise dos resultados.

Para todo estudo sobre estatística é primordialmente importante dizer que é dado de observação onde se trata de valores somados a característica, esse dados de observação são provenientes de várias fontes, e podem ser coletados em duas formas:

Enumeração: faz referência a uma variável discreta;

Mensuração: neste caso faz referência a uma variável contínua.

Sua divisão em relação à coleta de dados pode ser: Continua Periódicas ou ocasionais.

Agora nosso grupo irá descrever melhor essas três formas:

* Contínua: quando os eventos que acontecem durante determinado estudo, são registrados à medida que ocorrem;

* Periódica: acontecem de ciclo em ciclo, como o nosso censo;

* Ocasional: são aqueles realizados sem a preocupação de continuidade ou periodicidade.

Nos estudos que são realizadas coletas de dados contínuas ou periódicas o interesse é a enumeração total. A estatística participa apenas no seu aspecto descritivo de apresentação de dados.

Os dados são obtidos pelo próprio pesquisador, utilizando dados já existentes (dados secundários) ou através de levantamentos (dados primários) e experimentos.

No caso de pesquisas a intenção é fazer inferências a partir de amostras do total. Dessa forma a estatística participa no processo de fazer a inferência e planejar como a mesma será realizada. Para ilustrar melhor podemos citar aquelas pesquisas que são feitas nos postos de saúde e também na porta de nossas casas, voltados para a saúde, com isso a estatística indica a forma de amostragem que permite uma informação sobre o todo. Podendo assim fornecer um delineamento mais adequado em cada estudo.

Em crítica dos dados é importante ressaltar que os dados são contados e recontados, em busca de possíveis falhas algumas dessas falhas citados pelo autor do livro que lemos são omissões e repetições, não deixando de existir outras. Essa analise crítica dos dados pode ser interna; quando do pesquisador ou Externa quando do informante.

Já na apuração dos dados a intenção é a soma e o processamento dos dados que foram obtidos com a pesquisa tais dados podem ser alcançados manualmente, eletromecanicamente ou eletronicamente.

Em relação a apresentação dos dados podemos dizer que após os levantamentos através de pesquisas o resultado obtido deve ser apresentado em forma de tabelas e gráficos.

Para finalizar temos a Análise dos resultados que tem na forma de último objetivo da estatística é o de tirar conclusões sobre o todo a partir de informações por pelo menos uma parte destes representativos através de técnicas apropriadas.

Para ilustrar as respostas sobre nossa leitura e também a forma de resumir ainda mais descrevemos abaixo um desenho feito no visio

2. Pesquisar também sobre as diferenças entre os termos população e amostra, os diversos tipos de amostras que existem e quando cada um deles deve ser utilizado. Apresentar exemplos de aplicações para cada um dos termos pesquisados. Para finalizar esta atividade, fazer um relatório com o resultado das pesquisas.

Informações prévias sobre:

POPULAÇÃO: É um conjunto de indivíduos ou objetos que apresentam pelo menos uma característica em comum.

AMOSTRA: Considerando a impossibilidade, na maioria das vezes do tratamento de todos os elementos da população, necessitaremos de uma parte representativa da mesma.

A esta porção da população chamaremos de amostra.

População:

• Em Estatística: é a totalidade de observações individuais dentro de uma área de amostragem

delimitada no espaço e no tempo, sobre as quais serão feitas inferências.

Podemos, então, pensar que uma população consiste em um conjunto de indivíduos que compartilham de, pelo menos, uma característica comum, seja ela a espécie, etnia, cidadania, filiação a uma associação, matrícula em uma universidade entre vários outros exemplos

A população pode ser:

Infinita: quando o número de observações for infinito.

Exemplo: a população constituída de todos os resultados (cara e coroa) em sucessivos lances de uma moeda.

Finita: quando apresenta um número limitado de indivíduos.

Exemplo: a população constituída por todos os copos de papel produzidos em uma indústria em um dia.

Amostra

É muito difícil poder trabalhar com todos os elementos da população, pois é comum termos pouco tempo e recursos.

Assim, geralmente, o pesquisador só estuda um pequeno grupo de indivíduos retirados da população, grupo esse que é chamado de amostra.

Uma amostra estatística consiste em um subconjunto representativo, ou seja, em um conjunto de indivíduos retirados de uma população, a fim de que seu estudo estatístico possa fornecer informações importantes sobre aquela população.

Assim, analisando-se uma boa amostra chega-se a resultados que podem ser imputados á população inteira.

É importante lembrar que:

A amostra é sempre finita.

Quanto maior for a amostra mais significativo é o estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com