TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema Com Pais E Dialogo Entre Pais.

Artigos Científicos: Problema Com Pais E Dialogo Entre Pais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje em dia o maior problema é a falta de dialogo com os pais e os pais com os filhos. O mais importante é ter um papo em dia todos os dias com seus pais. Mais não somente com seus pais mais com os amigos e colegas.

Seja sempre uma pessoa alegre e divertida que ajuda muito.

Fica a dica para todos dialogo é tudo na vida hoje em dia, como: na família, trabalho etc,..

Umas vezes por falta de tempo, outras por desinformação, e outras ainda por indisponibilidade, reparamos que alguns diálogos entre pais e filhos se transformam rapidamente em monólogos, em que há um que fala e outro que provavelmente escuta.

Também há situações em que os pais têm a perceção que até falam com os filhos sobre tudo, mas parece que isso não adianta, a maior parte das vezes também eles sentem que não são ouvidos.

Existe claramente uma diferença entre ouvir e escutar, em que o ouvir é apenas a captação de sons enviados e processados, e o escutar já exige sensibilidade, é ter disponibilidade e entendimento da informação que está a ser processada. É ter empatia, sabermos colocar-nos no lugar do outro para o entender, é estar com o coração atento, ajudar e sobretudo não criticar. A crítica destrutiva, muitas vezes, feita em prol dos valores educacionais, é uma das maiores causas do distanciamento entre pais e filhos.

E quando isso começa a acontecer cria-se um desconhecimento dos pais em relação aos pensamentos, ideias e vontades dos seus filhos. Sem saberem como agir, o distanciamento alcança um ponto tão crítico que os pais só chegam a detetar diferenças nos seus comportamentos perante uma situação crítica e, que por vezes, já é de difícil retorno.

Conquistar a confiança das crianças é um trabalho que deve ser iniciado desde os primeiros contatos com o bebé. A dependência da criança nesta altura, facilita este estreitamento de laços que serão estimulados no futuro à medida que ela se torna cada vez mais independente. É preciso ouvi-la com atenção, fazer-lhe perguntas que a façam perceber o seu interesse pelo que ela está a dizer e sobre o que acontece com ela, sendo isto muito diferente de inquirir como se quiséssemos invadir a sua privacidade.

Nunca foi tão importante o contato humano e as nossas crianças também sabem disso. Na maioria das vezes elas possuem tantos aparelhos, que mediatizam a relação através deles, usam os telemóveis, computadores as webcams, etc. que facilitam a comunicação social, no entanto é essencial a relação presencial, o toque, falar com elas e ensinar-lhes o que elas necessitam de saber. É fundamental ter disponibilidade para estar junto da criança permitindo que ela compartilhe emoções e comportamentos, sem julgar e acusar, apenas conversando com ela.

Os gritos e as acusações não acrescentam nada à comunicação, antes pelo contrário diminuem a possibilidade de um diálogo genuíno. Essa é a melhor forma de as acompanhar, de estarmos próximos delas, das suas emoções, aflições, dúvidas, perigos e preocupações.

De: Patthy Gomes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com