TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema social na era moderna

Projeto de pesquisa: Problema social na era moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

Jocilene Amorim

A Questão Social na contemporaneidade

Jequié-BA

2013

Jocilene Amorim

A Questão Social na contemporaneidade

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Sociologia, FHTM, Ciência Politica, Filosofia, FHTM do Serviço Social 2.].

Prof. Marcia Bastos

Profª. Giane Albiazzetti

Profª. Sergio Goes

Prof. Rosane Malvezzi

Jequié-BA

2013

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................05

..........................................................................................................................06

..........................................................................................................................07

4 CONCLUSÃO...................................................................................................08

5 REFERÊNCIAS...................................................................................................09

INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é refletir sobre a questão social no inicio do serviço social no Brasil e esclarecer a naturalização das expressões da questão social.

Sabemos que a questão social no mundo todo, vem do nascimento do feudalismo e em consequência da crise feudal, surge à burguesia e a Revolução Industrial, o homem imigrava do campo para a cidade, e as cidades começavam a ter mais habitantes do que o campo, se expandia de forma desorganizada, evidenciando assim a explosão nos centros urbanos, e decorrente ao capitalismo, as transformações sociais, as crises de misérias dos trabalhado decorrentes da Revolução, o surgimento de uma sociedade sem classe, gerando a desigualdade social.

Nesse cenário político em que vivemos, a questão social traduz a realidade de um povo empobrecido da conjuntura política econômica e social, sem o reconhecimento da sociedade.

O motivo de termos tantas desigualdades sócias é histórico aonde a sociedade brasileira veio e vem sofrendo ao longo dos séculos, descanso das autoridades a começar somos oriundos de uma colonização de exploração, a qual só retirou dos brasileiros e terras brasileiras, deixando-nos cada vez mais pobres e excluídos perante o mundo.

DESENVOLVIMENTO

Questão social é produto e expressão da contradição entre capital e trabalho.complexo da questão social é um desafio histórico estrutural, que resulta das contradições concretas entre capital e trabalho, a partir do moderno processo de industrialização capitalista, tendo como determinantes o empobrecimento da classe trabalhadora, a consciência dessa classe e a luta política dessa classe contra seus opressores.

Essa contradição é oriunda do desenvolvimento da sociedade, em que o homem tem acesso à cultura, natureza, ciência e às forças produtivas do trabalho social; e do outro lado, cresce a distância entre concentração/acumulação de capital e aumenta a miséria, a pauperização.

A naturalização das expressões da questão social é notória visto ao desajuste social, vivido pela população, tanto operária quanto burguesa, por aqueles que são contribuintes pagando seus impostos, mas que não sabem valer os seus direitos, levando a uma banalidade tal as vias barbáries, onde o Estado objetivando corrigir os efeitos da distribuição desigual de capital, pela ineficiência das políticas públicas, contribuem para a transformação do povo potencialmente designado excluídos. Com o avanço da tecnologia e a globalização a informação ficou mais acessível, onde a mídia incentiva cada vez mais o consumo através de comerciais, fazendo crescer o ideário Neoliberal nos cidadãos de forma inconsciente. E por outro lado banaliza as xpressões da questão social, quando divulgam de forma excessiva as notícias sobre violência e pobreza.

As questões sociais é um assunto bastante discutido principalmente nos dias atuais onde o problema enfrentado pelas sociedades marginalizadas tem aumentado e ficado cada vez mais longe de serem aniquilados.

Nos últimos anos temos visto se alargar os problemas entre as classes sociais, ora porque a detentora de grandes capitais fica com toda parte de lucro e distribui o pouco para parte trabalhadora, ora porque diante de crises econômicas diminuem-se as ofertas de emprego e renda.

O entendimento das pessoas sobre a questão social se manifesta de forma correta, onde se entende o seu significado e conseqüentemente a sua definição própria. Com isso, percebe-se como a população vê toda essa questão, sabe dos seus fatores e não colabora para o seu resultado.

Importa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com