TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento Arrumação E Limpesa

Trabalho Universitário: Procedimento Arrumação E Limpesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Objetivo:

Apresentar o Procedimento para Ordem, Arrumação e Limpeza da

2- Abrangência:

Este Procedimento é aplicável às áreas de produção, armazenagem e administração e serviço

da Empresa.

Todos os funcionários tem tarefas para fazer no dia-a-dia de trabalho, e arrumação, limpeza e organização do local de trabalho é uma delas.

3 – Definições:

3.1 – Ordenação, arrumação, limpeza, significa manter as coisas arrumadas e ordenadas, o chão limpo, sem papel, paredes limpas. É aquele empilhamento de material corretamente, máquinas e equipamentos em seu devido lugar e limpos.

A ordem, arrumação e limpeza são fatores indispensáveis para a prevenção de acidentes e manutenção da saúde nos locais de trabalho. Por isso uma boa arrumação poderá prevenir vários acontecimentos indesejáveis com o trabalhador. E mesmo significa ter acesso quando numa emergência de primeiros socorros e equipamentos de combate a incêndio venha a ocorrer, por isso as passagens, corredores, plataformas e outros locais de saída devem estar sempre desobstruídas de materiais que possam provocar incidentes, tais como: tropeção e quedas.

ORDEM E ARRUMAÇÃO E LIMPEZA

Toda matéria-prima e produtos acabados deverão ser armazenados conforme procedimento para este, onde houver armazenamento, deverá estar devidamente isolado e sinalizado; máquinas e equipamentos deverá ser guardadas limpas nos seus devidos lugares.

Deverá ser conservados livres todos os corredores, áreas de trabalho, entradas e saídas livre de itens desnecessários, para prevenir possíveis quedas garantir livre acesso, deve haver delimitações dos locais com faixas, inclusive corredores;

Deverá ser identificados todos os recipientes com seus conteúdos para não haver utilização errada.

Conservar as lâmpadas e luminárias limpas a sujeira reduz a iluminação no ambiente de trabalho e pode também ser um risco de incêndio.

CONTROLE DE PRAGA

Haverá mensalmente e sempre que for necessário, inspeção em toda a fábrica por equipe especializada para combate e prevenção .

REMOÇÃO DE RESÍDUOS DA ÁREA DE SERVIÇO

Todo o lixo gerado será recolhido diariamente e sempre que houver necessidade, sendo depositado no local destinado a coleta.

A caçamba de entulhos deverá ser esvaziada quinzenalmente, será recolhido por empresa autorizada e especializada para este fim.

Refeitório, copa e cozinha:

Rejeitos: Lixo orgânico e embalagens.

Deverão ser coletados os rejeitos pelo menos duas vezes ao dia, serão depositados em sacos plásticos devidamente fechados e depositados em local apropriado, material de risco deverá ser coletado imediatamente em recipientes próprios; deverá lavar piso e paredes diariamente, manter todo material de uso diário organizado e identificado, alimentos deverão ser organizados de forma segura e acessível.

Sanitários:

Deverão ser lavados e desinfetados diariamente e sempre que houver necessidade.

Rejeitos: Serão coletados pelo menos duas vezes ao dia e sempre que necessário, direcionado a central de coleta em sacos plásticos devidamente fechado.

Todo material de limpeza deverá ser identificado para que não seja usado de maneira errada, deverão ser armazenados em local adequado e seguro.

Área externa da produção:

Deverá ser mantido organizado todo recipiente para coleta de rejeitos, para a caçamba de sucatas deverá ser esvaziada mensalmente, a caçamba de lixo produzido deverá ser esvaziada mensalmente.

Estacionamento, jardim e pátio:

Deverá ser coletado o lixo diariamente no pátio e no estacionamento desta empresa, no jardim deverá ser realizada a capina e poda das plantas mensalmente.

Área administrativa:

Deverá limpar o piso e paredes diariamente, recolher todo o rejeito e descarta-lo em local de coleta, mantenham comida e bebida fora da área de trabalho, eles podem facilmente ser contaminados, além de atraírem insetos e animais indesejados.

REMOÇÃO DE RESÍDUOS DA PRODUÇÃO

Deverá haver remoção dos rejeitos diariamente e destinando a estoque como sucatas, o descarte de sucatas é feito mensalmente e encaminhados ao ferro velho.

Preparação;

Rejeito: Chapas e elementos dobrados e/ou dobrados.

Deverá ser coletado diariamente todas as sobras de material, sendo estas encaminhadas para o estoque de sucatas.

Montagem e Solda;

Rejeito: Eletrodos e arames.

Deverá ser coletado diariamente todas as sobras de material, sendo estas encaminhadas para o estoque de sucatas.

Pintura;

Rejeito: Latas vazia, sobra de tintas.

As latas deverão ser recolhidas por empresa especializada para serem prensadas e amarradas em fardos, após este procedimento deverá ser encaminhada mensalmente ao fabricante.

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »