TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento Operacional para realização de desmonte de rochas em mineração

Por:   •  19/1/2017  •  Ensaio  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  1.152 Visualizações

Página 1 de 4

01

QUANTO AO HORÁRIO DAS DETONAÇÕES:

  1. Realizar todas as detonações sempre no período diurno, dentro dos horários estabelecidos.
  2. Os dias e horários de detonação, tanto para fogos primários como também para os fogos secundários (repés e matacões) são de segunda a quinta feira de 17:00h às 18:00h e às sextas feiras de 16:00h às 17:00h.
  3. Elaborar análise de riscos caso haja necessidade de realização de detonação fora dos horários estabelecidos neste procedimento.

02

QUANTO AO BLOQUEIO  PRÉVIO DOS ACESSOS, ISOLAMENTO E EVACUAÇÃO DA ÁREA DE RISCO:

  1. Os locais definidos para realização do bloqueio são aqueles apontados no MAPA DE SEGU-RANÇA PARA OPERAÇÕES DE DESMONTE, elaborado para a pedreira, que encontra-se anexo a este procedimento.
  2. Em conjunto, o blaster e o supervisor da área definirão os locais onde os equipamentos móveis deverão ser estacionados ao serem retirados da área de risco para a realização da detonação.
  3. Sob orientação do supervisor da área, cabe aos operadores efetuarem a devida retirada dos equipamentos móveis da área de risco, posicionando-os nos locais determinados.
  4. Após o acionamento da sirene, em no máximo 05 (cinco) minutos, todos que ainda se encontrarem dentro da empresa deverão se deslocar para um local seguro, conforme orientações prévias do supervisor da área.
  5. Após o acionamento da sirene, nenhum auxiliar responsável pelos bloqueios nos quatro pontos estabelecidos no MAPA DE SEGURANÇA PARA OPERAÇÕES DE DESMONTE poderão autorizar a passagem de qualquer pessoa em direção à área de risco até que esta seja liberada pelo blaster ao final da detonação.
  6. Após a completa evacuação da área de risco, o auxiliar responsável pelo bloqueio no ponto 02, na saída da pedreira dará, via rádio, seu parecer ao blaster dando-o a devida ciência para que ele possa efetuar o acendimento do estopim.
  7. Caso não haja a possibilidade do uso de rádios de comunicação, o blaster deverá aguardar o parecer do auxiliar no próprio local de bloqueio, na saída da pedreira.
  8. Após a explosão, aguardar a autorização do blaster, via rádio ou na falta deste, pelo sinal sonoro da sirene, para liberação dos acessos pelos auxiliares responsáveis pelo bloqueio.

03

QUANTO À SINALIZAÇÃO E ALARME ANTES, DURANTE E DEPOIS DA DETONAÇÃO:

  1. Acionar a sirene de longo alcance, no mínimo, 05 (cinco) minutos antes do acendimento do estopim.
  2. O acionamento da sirene deverá ser feito sempre após a chegada de todos os auxiliares aos respectivos pontos de bloqueio.
  3. Após a conferência do fogo pelo blaster, acionar a sirene novamente sinalizando a conclusão da tarefa e da liberação da área.

04

QUANTO AO ACENDIMENTO DO ESTOPIM E CONDUÇÃO DE VEICULO PARA DESLOCAMENTO:

  1. Realizar o acendimento do estopim única e exclusivamente em dupla composta pelo blaster e motorista habilitado.
  2. Para o acendimento do estopim, manter o veículo com motor ligado e posicionado de frente para o local de fuga/saída, com o motorista na sua posição de direção.
  3. Aguardar parecer do auxiliar presente no ponto 02, na saída da pedreira, para o acendimento do estopim, conforme estabelecido pelo item 02- F deste procedimento.
  4. Após o acendimento do estopim deslocar, em no máximo 3 minutos, para o ponto 02, na saída da pedreira.
  5. Em caso de pane ou defeito mecânico repentino que impeça o deslocamento do veículo durante a fuga, não tentar identificar o defeito ou efetuar o conserto. Termine a fuga a pé ou retorne ao estopim para providenciar a interrupção da queima caso a distância já percorrida for inferior a 300 (trezentos) metros e o tempo restante de queima não inferior a 2,5 minutos  (dois minutos e trinta segundos).

05

QUANTO A CONFERENCIA DO DESMONTE APÓS A EXPLOSÃO PARA VERIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS FALHAS:

  1. O retorno ao local da detonação para conferencia de possíveis falhas deverá ocorrer 3 (três) minutos, no mínimo, após a explosão.
  2. Caso ocorra falha/corte na detonação de qualquer mina, seguir as orientações do item 04: ACENDIMENTO DO ESTOPIM E CONDUÇÃO DE VEICULO PARA DESLOCAMENTO.
  3. Encerrar a tarefa, recolhendo todos os auxiliares responsáveis e materiais usados para realização do bloqueio e cumprir as demais medidas quanto à sinalização e alarme.

MAPA DE SEGURANÇA PARA OPERAÇÕES DE DESMONTE NA PEDREIRA DE ENGENHO RIBEIRO

[pic 1][pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (337.6 Kb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com