TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento: Preparação e utilização de cadinho

Resenha: Procedimento: Preparação e utilização de cadinho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

Designa-se por crisol ou cadinho, a um pequeno recipiente com um material cerâmico refractário, utilizado em joalharia para fazer a fundição do ouro e fundição da prata.

O Crisol ou cadinho, é normalmente é feito de grafite com algum teor de argila e de elementos que podem suportar a fusão dos metais a altas temperaturas. Normalmente, o crisol ou cadinho é utilizado a temperaturas acima de 500 ° C. Alguns cadinhos de resistir a temperaturas superiores a 1500 ° C.

Porta cadinho, crisol, fundição, técnicas de joalhariaPara que o metal possa ser fundido dentro do Crisol, ou cadinho, este deve ser preparado com uma película de um fundente, para que seja facilitado o processo de fusão do metal.

Procedimento de preparação e utilização de um crisol ou cadinho.

Preparação do cadinho

Antes de mais deve-se preparar um local próprio para a fundição, com tijolos refractários para suportar altas temperaturas. Este local deve ser bem ventilado visto que o processo de fundição de metais preciosos libertam fumos e gases que podem ser nocivos à saúde.

Comprar um cadinho adequado à quantidade de ouro que se quer fundir, estes que apresentamos servem apenas para um máximo de 50g de metal

No caso do cadinho da figura 2, é necessário abrir uma ranhura com uma lima triangular, visto que este cadinho não tem. Essa ranhura serve para facilitar o vazamento do metal fundido.

Cadinho já com ranhura feita.

Cadinho aplicado em porta cadinho com cabo de madeira para facilitar o processo de fundição.

Antes de ser utilizado o cadinho deve levar pó de borato de sódio

Em seguida um aquecimento com o aquecimento até o borato de sódio fundir no fundo do cadinho. Enquanto está em fusão, o borato de sódio deve-se vazar o excesso para fora e assim ficar apenas com uma película fina de uma especie de vidrado (borato de sódio fundido).

Colocar o crisol ou cadinho num porta cadinhos, para podermos suportar o cadinho à distância e assim, com o maçarico,

maçarico, fundir metais, ouro, prata, técnicas de joalharia

poder fazer a fundição.

Depois de colocar o crisol ou cadinho no porta cadinhos, deitar borato de sódio (funciona como fundente) no cadinho.

Posteriormente acender o maçarico e fundir o borato de sódio que irá criar uma película vítrea no interior do crisol ou cadinho.

Para se fazer a fundição dos metais como a prata ou ouro é necessário um maçarico que funda a altas temperaturas e o gás que pode ser utilizado que permite temperaturas mais elevadas é o gás propano.

Neste momento o crisol ou cadinho está preparado para ser utilizado para fundir metais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com