TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento de Usinagem

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  2.253 Visualizações

Página 1 de 6

1. OBJETIVO

Descrever a sistemática a ser adotada nas atividades de Usinagem destacando e utilização dos dispositivos a fim de garantir que seja realizado de acordo com as expectativas e necessidades do cliente.

2. APLICAÇÃO

Este procedimento é aplicado aos funcionários da empresa NomeEmpresa e seus subcontratados que executam o serviço de Usinagem.

3. DESCRIÇÃO

Este processo de usinagem compreende no desbaste mecânico que visa dar forma a uma peça, seja ela metálica, plástica, madeira, transformando matéria prima em produto acabado.

Os processos de usinagem que utilizamos, são:

1 - Serra

A serra é uma ferramenta utilizada para cortar madeira, plásticos, metais ou outros materiais e consiste numa folha de aço com uma série de recortes num dos seus rebordos. Tipos de serra utilizadas:

  1.1 - Serra Manual

        A serra é uma ferramenta utilizada para cortar madeira, plásticos, metais ou outros materiais e consiste numa folha de aço com uma série de recortes num dos seus rebordos.

Utilização:

Primeiramente é verificado junto ao funcionário sobre os equipamentos de segurança antes de se iniciar os trabalhos;

O Processo se inicia com o funcionário recebendo as medidas da peça que será cortada pela máquina de serra, seguindo os passos:

  1. A peça é presa para evitar que a mesma rode ou desprenda;
  2. Deverá ser ajustada a velocidade de decida da serra, caso esta velocidade for forçada de acordo com a peça, a serra irá parar por motivo de segurança;
  3. A rotação da serra é verificada e ajustada para uma velocidade de 1800 rpm como margem de segurança, porém de acordo com o material essa velocidade poderá ser ajustada para mais ou para menos;
  4. Neste ponto o operador deverá sempre estar monitorando o fluído de corte que tem uma mistura de óleo e água que mantem a ferramenta resfriada, para que caso o nível esteja baixo, completar o reservatório da serra;
  5. Durante o processo pode ocorrer a quebra da serra, quando isso ocorre a serra é desligada para que a mesma seja substituída;

Finalizado o processo de serra, é verificado a necessidade de limpeza(rebarba) ou outro processo de usinagem.

2 - Plaina

O aplainamento é uma operação de usinagem que utiliza uma plaina, este equipamento corta o material usando uma ferramenta de corte com movimentos alternados montada sobre um torpedo. Utilizamos para remover irregularidades da superfície plana. Como a ferramenta exerce uma forte pressão sobre a peça, esta deve estar bem presa à mesa da máquina. Quando a peça é pequena, ela é presa por meio de uma morsa e com o auxílio de cunhas e calços. As peças maiores são presas diretamente sobre a mesa por meio de grampos, cantoneiras e calços.  

3 - Torno mecânico

Torno mecânico é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar presa em um cabeçote placa de 3 ou 4 castanhas (travas com ajustes), está tendo as castanhas individuais, ou fixadas entre os contrapontos de centragem enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material, chamado cavaco, de acordo com as condições técnicas da qualidade especificada no desenho do projeto do cliente.

(Foto das castanhas, anexo A)

Utilizamos o torno na confecção ou acabamento em peças. Para isso, utilizamos de placas para fixação da peça a ser trabalhada. Essas placas podem ser de três castanhas, se a peça for cilíndrica, ou quatro castanhas, se o perfil da peça for retangular.

O Torno nos permite a usinagem de variados componentes mecânicos, transformando-os de material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções, confeccionar eixos, polias, pinos, diversos tipos de roscas, peças cilíndricas internas e externas, além de cones, esferas e diversos formatos.

Para se iniciar o processo de usinagem no torno, deve se verificar também os equipamentos de segurança e seguido os passos a abaixo:

  1. Após a peça ter saído da Plaina é efetuada uma verificação visual e das medidas de acordo com o projeto;
  2. Depois é verificado se a placa do torno atende as dimensões da peça;
  3. Deverá ser verificado as ferramentas necessárias (pastilhas, suportes, broca e outras de acordo com anexoA), dependendo da peça que está no projeto;
  4. Antes de ligar o torno é verificado se a peça está centrada, para isso poderá ser usado um relógio comparador foto pois caso necessário poderá ser utilizado uma luneta (complemento da castanha para evitar a vibração);
  5. Efetuar o double check na placa, afim de verificar se a peça está realmente presa;
  6. Após presa a peça, prende-se a ferramenta no torno e o ajuste do grau da ferramenta é feito de acordo com o tipo de desbaste;
  7. O operador ajusta a velocidade de rotação de acordo com o tipo de ferramenta e material que será desbastado;
  8. Então é ligado o torno, após ser verificado a rotação se inicia o processo de usinagem;
  9. Durante o processo de usinagem, por várias vezes é necessária a verificação das medidas, para isso utilizamos as seguintes ferramentas; paquímetro, micrometro, goniômetro, esquadro combinado, subito, e outros vide anexo;
  10. Nesse ponto é efetuada a usinagem da peça como consta em projeto.

4 - Fresa

O fresamento é um processo para a obtenção superfícies usinadas pela remoção progressiva de uma quantidade pré-determinada de material da peça de trabalho a uma taxa de movimento ou avanço relativamente baixa mediante a uma ferramenta multicortante, a fresa, que gira a uma alta velocidade.

Utilizamos a fresadora, para a realização de diversos trabalhos tridimensionais, onde o corte pode ser realizado em superfícies situadas em planos paralelos, perpendiculares, ou formando ângulos diversos: construir ranhuras circulares, elípticas, frisagem em formas esféricas, côncavas e convexas, com rapidez e precisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (204.9 Kb)   docx (750.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com