TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processadores Exceto Intel E AMD

Artigo: Processadores Exceto Intel E AMD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 6

Zilog

Empresa fabricante de microprocessadores e responsável pela criação, em julho de 1976, do processador Z80, com que a Sinclair equipou os então populares computadores ZX-80, ZX-81, ZX Spectrum e mais tarde o Zilog Z8000.

Fundada em 1974 por Federico Faggin, o inventor do primeiro microprocessador, a Zilog foi adquirida na sua totalidade pela Exxon Corporation em 1980. No entanto, nove anos mais tarde foi readquirida pelos seus próprios funcionários e gestores.

Em fevereiro de 1991, tornou-se uma empresa pública, mas foi novamente privatizada, como resultado da fusão com a empresa Texas Pacific Group, em março de 1998.

Com uma produção orientada para o segmento dos semicondutores, em 2005, a Zilog é responsável por uma vasta gama de microprocessadores de 8, 16 e 32 bits, micro controladores de 8 bits, e processadores de sinais digitais, destinados a inúmeras aplicações em todo mundo.

Os seus produtos podem ser encontrados como parte integrante de variadíssimos eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos de controle em edifícios, dispositivos de automação industrial ou de processamento de transações financeiras, periféricos de computador ou automóveis.

A Zilog é ainda a principal fornecedora de controladores para comandos à distância universais de infravermelhos.

Com sede na cidade de San José, estado da Califórnia, nos estados Unidos da América, a Zilog mantém repartições em Nampa, no estado de Idaho (onde também possui uma fábrica), e Seattle, no estado de Washington.

Opera ainda 25 escritórios de vendas diretas e mantém relações com mais de 120 distribuidores em todo mundo.

Motorola

Apesar de terem entrado no mercado após a Intel, os microprocessadores da Motorola tiveram um papel fundamental em muitos eventos significativos na história da informática. A partir do microprocessador de 8 bits em 1974, os processadores da Motorola se tornaram um dos designs mais influentes da computação, como as arquiteturas 68000 e PowerPC.

6800

Depois de assistir o sucesso do modelo 8008 de 8 bits da Intel, a Motorola introduziu o seu primeiro microprocessador de 8 bits, o 6800, em 1974. O 6800 tornou-se mais predominante, em parte, devido ao hardware de suporte orientado ao sistema introduzido nesse modelo. Ele estava competindo no mercado com o Intel 8080. O 6800 era utilizado em alguns dos primeiros computadores domésticos, no sistema Tektronix 4051 Graphics Computer e em um simulador de microprocessador comercializado pela Heathkit.

6809

Por volta de 1977, a Motorola introduziu o 6809, um processador de 8 bits com certas funções de 16 bits. Ele tinha dois acumuladores de 8 bits e dois registradores de índice e ponteiros de pilha de 16 bits, que possibilitavam modos avançados de endereçamento de memória. O 6809 era utilizado no TRS-80 Color Computer, comercializado pela Radio Shack no início de 1980.

68000

O 68000, introduzido em 1979, foi o primeiro processador de 16 bits da Motorola. Ele era, na verdade, um processador híbrido, já que possuía barramentos de dados de 16 bits mas podia executar cálculos de 32 bits de forma interna. Em 1984, a Motorola lançou o 68020, um autêntico processador de 32 bits que era compatível com o 68000. Os processadores da família 68000 eram utilizados nos computadores Apple Macintosh, Sun 3 Workstations, Amiga e Atari ST. Segundo o Institute of Electrical and Electronics Engineers (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), o 68000 quase foi o escolhido, em vez do Intel 8088, para utilização no computador pessoal da IBM.

PowerPC

Em 1991, uma aliança entre a Motorola, Apple e IBM criou o PowerPC, um microprocessador com arquitetura do conjunto de instruções reduzidas para uso em computadores pessoais. Ele foi utilizado nos computadores da Apple Macintosh entre 1994 e 2006, e em consoles de videogame e aplicações integradas, como dispositivos automotivos. O PowerPC pode operar tanto nos modos big endian quanto em little endian. Os termos big endian e little endian se referem à ordem dos bits e às extremidades grandes ou pequenas de um número binário. A arquitetura PowerPC se tornou o padrão mantido pela Power.org e é utilizada principalmente em processadores para aplicações integradas.

Cell

Cell é a abreviação de Cell Broadband Engine Archtecture (cuja tradução literal seria algo como “célula banda larga motor arquitetura”), que pode ser escrito como CellBE ou simplesmente Cell.

A arquitetura Cell foi um desafio lançado pelas empresas Sony Computer Entertainment, Toshiba e IBM com o objetivo de desenvolver um processador de custo relativamente baixo e capaz de fornecer alto desempenho para diversas aplicações, incluindo os aparelhos comerciais mais exigentes: os consoles.

Para atingir tal objetivo, o Cell foi desenhado com base em aplicações que exigem processamento pesado, como criptografia de dados, transformação e iluminação (T&L) de gráficos, processamento de física, transformada rápida de Fourier (FFT), operações sobre matrizes e aplicações científicas.

O Cell é uma arquitetura de multiprocessador heterogêneo que consiste de um núcleo IBMPower PC de 64 bits (PPU), mais oito co-processadores especializados baseados em uma arquitetura SIMD (Single Instruction Multiple Data), chamados de Unidade de Processamento Sinergético (SPU para facilitar). Os SPU’s são especializados em computação intensa, como as feitas em aplicações de criptografia e científicas.

Aplicações

Para demonstrar que o processador atendia os requisitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com