TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processadores AMD

Por:   •  21/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 6

                   Introduçao aos processadores XD
Os processadores que também são nomeados por CPU (Central Processing Unit) são responsáveis por cálculos, instruções e decisões lógicas que através disso resulta em quaisquer tarefas que um computador é capaz de fazer. Por causa disto os processadores são denominados como o cérebro do computador.

Para executar todas as instruções que são requeridas o processador utiliza os barramentos, que tem como funcionalidade fazer uma interligação entre o processador, a memória RAM e os dispositivos de entrada e saída. A ligação é ilustrada de uma forma bem hipotética e abstrata conforme a ''imagem 1''.
Para a execução de tarefas também é necessário um pulso de clock para sincronizar os dispositivos quando forem executar suas tarefas. O processador possui um clock interno e esse clock é medido em Hertz ( Hz ), aonde cada Hertz  indica o número de oscilações ou ciclos que ocorrem a cada segundo. Por exemplo, um processador que trabalha a 2 GHz (Dois Giga Hertz) ou 2 bilhões de Hertz, é capaz de trabalhar com 2 bilhões de ciclos a cada segundo.

Nos processadores também encontramos as Memórias Cache, que visando o aumento de velocidade do mesmo estas memórias guardam nela as instruções mais utilizadas pelo processador, evitando assim que ele sempre vá buscar as informações na Memória RAM.
Com o avanço da tecnologia os processadores vem geralmente com mais de 1 núcleo, podendo dividir suas atividades como se houvesse mais de um processador na máquina, tornando todo processo bem mais eficiente e rápido.
     
         
                  Linha de processadores AMD FX
A linha de processadores FX fabricados pela AMD, que utiliza as microarquiteturas ''Bulldozer'' ou ''Piledriver''.
Em ambas microarquiteturas, o processador é feito com ''módulos'', sendo cada módulo tendo equivalência a dois ''núcleos '' de processamento. Porém esses núcleos somente processam o que chamamos de instruções normais e somente um núcleo que faz o processamento de instruções matemáticas. E também estes processadores tem os ''núcleos'' compartilhando a mesma unidade de entrada. Por causa disso o sistema operacional reconhece cada módulo como dois processadores, mesmo que estes não sejam dois processadores propriamente ditos.
Todos os modelos de processadores da série FX da fabricante AMD obtém uma tecnologia de overclock automático que é denominada de ''Turbo Core''. Isso funciona da seguinte forma : o processador não usa toda sua potência no modo atual, podendo aumentá-la somente quando for necessário, fazendo o aumento do clock e com isso os núcleos podem ficar mais ativos.

Agora para melhor compreensão iremos pegar 2 modelos da série FX da arquitetura Piledriver e 1 da Bulldozer.

               AMD FX 9590
O processador AMD FX 9590 é baseado na arquitetura Piledriver com oito núcleos x86, com algumas mudanças para alcançar 4.7GHz de clock no modo padrão, podendo chegar a 5.00GHz no modo turbo.
Porém o processador trabalha em condições muito severas, com vCore 1.464V e uma dissipação térmica de até 220 W. Fazendo com que para o uso deste processador é necessário um ótimo sistema de refrigeração para que não ocorra nenhum problema.
O tão sonhado 5GHz é usado somente em raríssimas situações, o processador trabalha em um clock nominal de 4.7GHz e para atingir os 5Ghz o modo turbo tem que ser ativado e exigir muito do processador. Dentre todos os núcleos do processador, é bom destacar que apenas um trabalha em 5Ghz, como acontece com diversos processadores quando tem a função modo turbo acionada.
O FX 9590 tem um overclock bastante limitado devido ao limite técnico da arquitetura. As condições tem que ser extremamente positivar para dar um ''turbo'' no processador, por meio disso elevando a voltagem a níveis realmente perigosos que podem causar sérios problemas.
Para resolver problemas de alta temperatura é necessário muitas vezes utilizar um cooler melhor para que o processador trabalhe em condições ideais, sendo assim a temperatura como a grande fraqueza deste processador.
Caracterísitcas : Clock : 4.7GHz; Turbo Core : 4.8GHz; Max Turbo: 5.0GHz; Núcles: 8; Cache L2: 2MB x 4; Cache L3 : 8 MB; Clock CM : 2.4Ghz; TDP : 220W

       
          AMD FX 8150
O processador AMD FX 8150 que é baseado na arquitetura Bulldozer conta com oito núcleos e com 3.6GHz de clock, podendo chegar a 4.2GHz no modo turbo.
A família Bulldozer passará a trabalhar com módulos, cada um composto de dois núcloes.Na prática com a arquitetura Bulldozer, a estruturação de blocos internos deve permitir um ganho de desempenho significativo.
Esse foi o primeiro processador da série capaz de desativar núcleos que não estão sendo utilizados e foi nesse modelo que ocorreu a estréia da função Turbo Core, aonde faz verificações constantes na CPU para averiguar o quanto de poder de processamento está sendo utilizado.
Em dados divulgados pela própria amd o FX-8150 estava em pé de igualdade com o top da intel na época que seria o i7 2600k, chegando a ser superior em alguns quesitos do mesmo,como podemos ver na tabela divulgada pela amd na imagem 4.
Em vários testes de overclock o FX-8150 foi o que se saiu melhor em testes de benchmark. Os dados apresentados foram semelhantes aos apresentados pela AMD, como visto no seguinte gráfico na imagem 5.
Apesar de hoje em dia ser relativamente um processador ''antigo'' o FX-8150 ainda é um ótima escolha para pessoas que não querem gastar muito e ter um ótimo desempenho.
Características do AMD FX-8150  : Clock : 3.6Ghz; Turbo Core : 3.9Ghz; Max Turbo : 4.5Ghz;  Núcleos : 8;  Cache L2 : 2 MB x 4; Cache L3: 8 MB; Clock CM : 2.2Ghz; TDP : 125W.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com