TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Contabil

Monografias: Processo Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  6.547 Palavras (27 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 27

1 INTRODUÇÃO

As operações com mercadorias realizadas no dia a dia das empresas, são muito importantes. O controle do estoque, a forma de avaliação, entre outros são necessários para a empresa.

Cabe ao contador efetuar todos os lançamentos da forma correta, seguindo as Normas Brasileiras de Contabilidade, juntamente como CFC e o CRC.

2 APLICAÇÕES FINANCEIRAS

As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo; Fundo de Investimento Financeiro (FIF), Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, etc.

O valor dessas aplicações classifica-se, no balanço:

No ativo circulante:

a) Entre as disponibilidades, no caso de aplicações em modalidades resgatáveis a qualquer momento, sem vinculação a determinado prazo, como é o caso dos Fundos de Investimentos financeiros (FIF);

b) Como investimentos temporários, se resgatáveis em prazo vencível até 12 meses após a data de aplicação.

No realizável a longo prazo:

a)no caso de aplicações financeiras resgatáveis em prazo vencível após 12 meses da data de aplicação.

2.1 CONTABILIZAÇÃO DA APLICAÇÃO

Por ocasião da aplicação efetuamos o lançamento de transferência de numerário da conta banco conta movimento para a conta de aplicação correspondente ao tipo de aplicação efetuada.

2.2 APROPRIAÇÃO DO RENDIMENTO PELO REGIME DE COMPETÊNCIA

A apropriação do rendimento de aplicação financeira deve ser feita observando-se o regime de competência.

Assim, na data do balanço ou balancete, se existir saldo de aplicação financeira a ser resgatado nos períodos seguintes, o rendimento proporcional auferido até essa data deverá ser registrado em conta de resultado do período, em contrapartida à conta de aplicação.

2.3 JUROS COMPOSTOS

Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Juros compostos fazem parte de disciplinas e conceito de matemática financeira, e esses juros são representados através de um percentual.

A fórmula de juros compostos pode ser escrita através da remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, e o valor da dívida é sempre corrigida e a taxa de juros é calculada sobre esse valor. O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia.

O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade quando comparado ao regime de juros simples, uma vez que juros compostos incidem mês a mês, de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal. Juros compostos são muito usados no comércio, como em bancos. Os juros compostos são utilizados na remuneração das cadernetas de poupança, e é conhecido como “juro sobre juro”.

3. AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

Em empresas comercias, a conta de Estoques ou Mercadorias provavelmente se constitui no item mais importante do Ativo. Por isso, precisamos aprender a valoriza-la da melhor maneira, independentemente da legislação fiscal, para que o balanço patrimonial apresente o valor mais real possível e o resultado na DRE possa refletir a realidade das operações de venda.

As formas de controlar contabilmente o valor dos estoques, e consequentemente o Custo das Mercadorias Vendidas são:

3.1 INVENTARIO PERIÓDICO

Por este método, as entradas de mercadorias são registradas e, no fim, de cada exercício ou período contábil, o custo da mercadoria vendida é apurado. Periodicamente, o montante dos estoques é determinado por meio da contagem física das mercadorias disponíveis. Como o saldo final do período anterior é o saldo inicial do período atual e o volume de compras corresponde às compras realizadas no período atual, temos, com a adição dos dois, o volume disponível para vendas.

Se diminuirmos do saldo disponível para vendas a quantidade identificada por contagem física periódica do saldo fina, teremos a quantidade de mercadorias que foram vendidas, que quando valorizadas, representam o Custo das Mercadorias Vendidas. O custo das vendas é então apurado pela equação:

CMC = EI + C - EF

onde: EI = Estoque Inicial

C = Compras do período

EF = Estoque Final

CMV = Custo das Mercadorias Vendidas

3.2 INVENTÁRIO PERMANENTE:

Ao contrario do inventario periódico, a característica básica do método dos inventários permanentes é que eles proporcionam um registro permanente dos estoques disponíveis, computados a cada operação de compra ou de venda.

Com este método, é possível realizar a apuração do Custo das mercadorias Vendidas e, consequentemente, do resultado do exercício a qualquer momento, além de possibilitar o conhecimento das quantidades físicas existentes em qualquer data do mês. Por isso, esse método de avaliação é utilizado na maioria das empresas.

Para testar a precisão desses registros auxiliares, é usual e recomendável proceder contagens periódicas dos estoques. As empresas devem fazer a contagem dos estoques para obter um inventario anual completo para encerramento do exercício.

3.3 AVALIAÇÃO DE ATIVOS

Quando se está falando em avaliação há necessidade de se pensar em dois fatores importantes: os itens monetários e os não monetários, pois estes irão se complementar. Iudícibus (1999) destaca que “é claro que a mensuração monetária é o último estágio, o que aparece nas demonstrações. Em cadastro básico mais amplo, nada impede que se delineiem outras características do ativo, mas estas ficam escondidas do usuário”.

Avaliação, segundo Ferreira (1986:205) é o “ato ou efeito de avaliar; apreciação;

“análise; valor determinado pelos avaliadores”, dando uma noção mais restrita a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com