TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Soldagem

Monografias: Processo De Soldagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 5

Processos

De

Soldagem

Nome: Sulivan Junio Madeira Turma : Elm13

Professor : Douglas

Soldagem

Definição :

A soldagem é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômicasemelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente. Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem. O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimentoe fusão parcial das partes a serem unidas, e é denominado processo de soldagem por fusão.

O segundo se baseia na deformação localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxiliada pelo aquecimento dessas até uma temperatura inferior à temperatura de fusão, conhecido como processo de soldagem por pressão ou processo de soldagem no estado sólido.

Pode-se dividir os processos de soldagem em dois grandes grupos: por fusão e por pressão.

POR FUSÃO Energia é aplicada para produzir calor capaz de fundir o material de base. Diz-se neste caso que a solubilização ocorre na fase líquida que caracteriza o processo de soldagem por fusão.

Assim, na fusão, a soldagem é obtida pela solubilização na fase líquida das partes a unir, e subsequentemente , da solubilização da junção.

POR PRESSÃO Energia é aplicada para provocar uma tensão no material de base, capaz de produzir a solubilização na fase sólida, caracterizando a soldagem por pressão.

Há casos onde não é nítida a diferença da soldagem por fusão e por pressão.

Abaixo os principais processos de soldagem, considerando os dois grandes grupos:

Equipamentos de soldagem :

Fonte de energia.

Alicate de fixação dos eletrodos.

Cabos de interligação.

Pinça para ligação à peça.

Equipamentos de proteção individual.

Equipamentos para limpeza da solda.

tocha de soldagem apropriada

fonte degás protetor

dispositivo para abertura do arco

mangueiras

Acessorios :

posicionadores, dispositivos de deslocamento, controladores

automáticos de comprimento de arco, alimentadores de arame, osciladores

do arco de soldagem, temporizadores, afiadores de eletrodos, orbitais.

Segurança no processo de soldagem:

Trabalhos de soldagem podem ser tão perigosos quanto outras atividades no ambiente industrial e inclui o risco de asfixia devido à inalação de produtos tóxicos que se espalham no ar durante a solda de metais, além de lesões na pele e lesões oculares em razão da luz ultravioleta, sem contar os incêndios elétricos ou químicos, e efeitos negativos da fumaça provocados em longo prazo. Estes riscos podem ser evitados ou mitigados com a utilização de equipamentos de proteção adequados, bem como de materiais seguros. A adoção de algumas medidas de senso comum durante a operação de solda também é sempre bem-vinda.

Além dos riscos físicos associados com a produção de faíscas e arcos, os raios ultravioleta (UV) fortes e brilhantes também representam grandes perigos para a saúde e podem causar câncer nos olhos desprotegidos e ferimentos graves na pele, quando os trabalhadores ficam expostos por períodos mais longos. Soldadores podem proteger-se com a ajuda de uma vasta gama de equipamentos de segurança, tais como auto capacetes de auto-escurecimento e luvas grossas que reduzem a exposição. Qualquer material inflamável ou substância presente na zona de soldagem na indústria metal mecânica ou em indústrias de outros ramos deve ser removido para evitar o risco de incêndio acidental devido ao surgimento de faíscas.

O processo de soldagem, não importa qual o método de solda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com