TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Seletivo

Trabalho Escolar: Processo Seletivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Processo seletivo tira o sono de jovens em busca de emprego

Se para os jovens encarar o ensino médio e enfrentar o vestibular é difícil, ingressar no mercado de trabalho também não é tarefa fácil. Existem diversos motivos que dificultam essa fase, inclusive após a chamada ao processo seletivo, como entrevistas e dinâmicas de grupo.

Visando entender os obstáculos enfrentados na procura por uma vaga de emprego, o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) realizou uma pesquisa com 6.605 jovens. O resultado demonstrou que o processo seletivo em si assusta os candidatos.

De acordo com a pesquisa, dividida em quatro opções, o principal obstáculo é a dinâmica, com 27,1%, seguido da entrevista com 26,19%, com 8 votos a menos a redação ficou em terceiro lugar e por último estão os testes de inglês, português e psicológico com 20,64%.

Para o estudante Gabriel Rodrigues Barreto Andrade, a dinâmica é uma etapa complicada do processo seletivo. “Os selecionadores fazem perguntas e procuram perfis diferentes. Nunca sabemos qual a melhor forma de agir”, afirma. A futura publicitária Letícia Ribeiro da Costa, discorda da opinião da maioria, “A dinâmica de grupo é necessária, participei de uma dinâmica e gostei muito, a pessoa precisa saber se expor, dar sua opinião, não ter timidez”, explica.

Perfeccionismo é apontado pela maioria dos jovens como defeito, mas eles não sabem definir como isso os atrapalha.Segundo a coordenadora da área de recrutamento e seleção do Nube, Natalia Caroline Varga, muitos entrevistados, ao serem questionados sobre seus defeitos, respondem que o perfeccionismo atrapalha. No entanto, isso não esclarece o perfil de cada um. “Nós esperamos ouvir em quais pontos essa característica atrapalha o jovem. Portanto, é necessário apresentar a falha e em seguida dar uma breve explicação sobre os danos causados por ela. Nada muito extenso”, conclui.

Com relação a dificuldades na entrevista individual, Natalia explica que é importante ser sincero e olhar nos olhos do avaliador. “Não adianta mentir, pois o entrevistador vai levar em conta um perfil comportamental, o qual não corresponde ao verdadeiro. Isso pode levar o candidato a ser encaminhado para uma vaga em que não se sentirá feliz”, explica.

A redação também é um ponto do processo seletivo difícil para alguns dos candidatos, que estão acostumados a utilizar gírias e linguagem de internets, onde as palavras são abreviadas com frequência. “Na hora de falar me controlo bastante, mas acredito já ter deixado escapar palavras erradas no decorrer do texto”, comenta Renato.

Para Letícia, em alguns casos o recrutador deixa os candidatos em situação de desconforto. “Não tenho dificuldade em um tipo de processo especifico, mas sim na pessoa que o coordena, o candidato precisa se sentir a vontade e nunca se intimidar, acredito que quando os responsáveis que aplicam as provas e as dinâmicas deixam o candidato a vontade, tudo fica mais fácil e produtivo”, explica.

Conhecimentos em português e outras línguas é imprescindível para o bom desempenho.No resultado da pesquisa os testes obtiveram 1.363 votos no quesito dificuldade, para Natália, muitos estudantes não sabem que esse é o maior quesito eliminatório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com