TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processores Decisorios

Trabalho Escolar: Processores Decisorios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 6

Top of Form 1

Questionário Unidade I (2015/1)

Pergunta 1

l

A crise mundial iniciada no final de setembro de 2008, com características nunca antes vistas no cenário econômico, abateu o mercado e surpreendeu a todos. Em determinado momento, uma instituição financeira decide, após estudos do cenário vigente, suspender as linhas de crédito e financiamento para seus clientes. Como consequência dessa decisão, parte de seu corpo de colaboradores é dispensada. A primeira e a segunda tomadas de decisão podem ser classificadas, respectivamente, como sendo:

a. Tática e operacional.

b. Estratégica e tática.

c. Estratégica e operacional.

d. Operacional e estratégica.

e. Tática e estratégica.

0,5 pontos

Pergunta 2

l

A todo momento, os gestores precisam tomar decisões programadas e não programadas. Podemos afirmar que decisões programadas são:

a. Problemas não compreendidos, desestruturados, rotineiros e complexos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras altamente complexas.

b. Problemas estratégicos, estruturados e complexos. Para sua solução dispomos de padrões e políticas estratégicas.

c. Problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras sistemáticas.

d. Problemas que não são bem compreendidos, são “pobres” de estruturação, tendem a ser singulares e não conseguimos resolvê-los através de procedimentos sistêmicos ou rotineiros.

e. Problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e complexos. Para sua solução, dispomos de políticas estratégicas e alta negociação.

0,5 pontos

Pergunta 3

l

Analise as hipóteses apontadas e assinale a alternativa correta.

I. Tomar uma decisão quer dizer escolher uma alternativa em detrimento de outras.

II. Devemos avaliar as alternativas, bem como estimar suas consequências e impactos na organização.

III. Os administradores devem calcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões.

As afirmativas tratam do ambiente da tomada de decisão.

a. Apenas I e II são corretas.

b. Apenas II e III são corretas.

c. Apenas a I é incorreta.

d. Todas as alternativas são incorretas.

e. Todas as alternativas são corretas.

0,5 pontos

Pergunta 4

l

De maneira geral e de modo simplificado, podemos dizer que o processo decisório é o ato de escolher uma alternativa dentre várias disponíveis. Assim, analise as afirmações e escolha a alternativa correta.

I - O ato de decidir exige que uma pessoa disponha de informações íntegras, confiáveis e de forma tempestiva, para que sua decisão seja sempre realizada em um ambiente de certeza.

II - A informação sempre foi fator preponderante nos processos decisórios, as modernas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) apenas aumentaram a quantidade de informação disponível, garantindo, assim, o sucesso das decisões.

III - Em termos estratégicos, os administradores necessitam monitorar o ambiente em que estão inseridos para mensurar o risco de suas decisões.

a. Todas as afirmações estão corretas.

b. As afirmações I e II estão corretas e a afirmação III está incorreta.

c. As afirmações I e III estão corretas e a afirmação II é incorreta.

d. As afirmações I e II estão incorretas e a afirmação III está correta.

e. As afirmações II e III estão corretas e a afirmação I está incorreta.

0,5 pontos

Pergunta 5

l

Decisões programadas e não programadas são as classificações dadas ao tipo de decisões que os administradores estão sempre se deparando. Em vista disso, assinale a alternativa correta.

a. Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas não compreendidos, desestruturados, rotineiros e complexos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras altamente complexas.

b. Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas estratégicos, estruturados e complexos. Para sua solução, dispomos de padrões e políticas estratégicas.

c. Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras sistemáticas.

d. Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas que não são bem compreendidos, são “pobres” de estruturação, tendem a ser singulares e não conseguimos resolvê-los através de procedimentos sistêmicos ou rotineiros.

e. Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e complexos. Para sua solução, dispomos de políticas estratégicas e alta negociação.

0,5 pontos

Pergunta 6

l

Escolha a alternativa correta:

a. A classificação das decisões é dividida em decisões programadas e não programadas. Sendo que as primeiras exigem participação da alta administração, ao passo que as não programadas podem ser realizadas com o apoio de manuais normativos.

b. As decisões não programadas são ricas em estruturação. Permitem aos administradores o estabelecimento de procedimentos sistêmicos para reduzir o tempo decisório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com