TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DECISÓRIO NA ÁREA DE PRODUÇÃO

Tese: PROCESSO DECISÓRIO NA ÁREA DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Tese  •  3.844 Palavras (16 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 16

4 - PROCESSO DECISÓRIO NA ÁREA DE PRODUÇÃO

4.1 - Projeto de produto ou serviço

O Planejamento das operações de uma organização tem início com o projeto de produto ou serviços que consiste na decisão a cerca do que será produzido. Está decisão afetará não só a atratividade dos produtos e serviços para os clientes, mas também custos e recursos para sua produção.

Apesar de outros administradores da organização de áreas como pesquisa e desenvolvimento, marketing, finanças e recursos humanos contribuírem na decisão

14

sobre o projeto do produto ou serviço a participação do gerente de operações na decisão é de fundamental importância e pode ser dividida em três etapas básicas:

• Coleta de opiniões entre membros da organização, clientes e concorrentes a fim de gerar idéias e conceitos para novos produtos e serviços;

• Escolha das idéias que reúnam vantagens significativas à organização, ou seja, que possuam compatibilidade com estratégia da organização;

• Produção de projetos preliminares ou protótipos que permitam avaliar o projeto final.

Os gerentes de operações devem em primeira análise a avaliar a capacidade da empresa para produzir determinado produto ou serviço com um custo razoável em níveis aceitáveis de qualidade e confiabilidade, dentro do sistema de operações existentes. No caso da produção de serviços além da produtividade é importante considerar também a oportunidade. Um serviço é oportuno quando sua entrega satisfaz as necessidades do cliente.

Para avaliar a produtividade e se há necessidade e efetuar melhorias no projeto de produtos e serviços antes de ser lançado no mercado, as empresas podem fazer uso de várias técnicas de abordagens, entre as quais:

• Desdobramento da função qualidade: técnica que busca assegurar que o projeto final de um produto ou serviço atende às necessidades dos consumidores.

• Engenharia de valor: método que procura reduzir custos desnecessários. Consiste em eliminar custos que não contribuam para o valor e desempenho de um produto ou serviço.

• Métodos de Taguchi: métodos que testam a robustez de um produto a fim de verificar se é possível manter o desempenho em condições adversas extremas.

15

Geralmente, o projeto final do produto ou serviço inclui a transformação do projeto em um protótipo para que possa ser testado. Protótipos de produtos podem incluir maquetes ou simulações em computador, enquanto protótipos de serviços podem envolver a implementação do serviço em uma escala piloto. Um bom projeto pode evitar falhas e erros na produção, promover maior qualidade, reduzir o tempo de produção e especificar produtos e serviços seguros e funcionais, gerando maior confiabilidade e ainda permitir variações de uma gama de novos produtos e serviços.

4.2 - Planejamento da capacidade

Após decididos quais os produtos e serviços serão produzidos é preciso decidir a capacidade de produção. O planejamento da capacidade de produção está relacionado com as expectativas acerca da demanda futura da empresa. Caso espere um aumento da demanda, o planejamento da capacidade deve garantir que a organização consiga produzir de modo a satisfazer essa demanda.

Existem várias formas de medição da capacidade de produção, as mais adotadas pelas organizações são baseadas na quantidade de insumos utilizados na operação

(ex: a quantidade de alunos em uma universidade) ou no volume máximo de produção (ex: a quantidade de litros produzidos em uma cervejaria).

Para definir a capacidade de produção é necessário estimar a demanda pelos produtos e serviços da organização. Uma boa adequação da capacidade aos níveis de demanda prevista depende da articulação e da colaboração entre o departamento de vendas e o de produção.

As organizações podem aumentar ou diminuir a capacidade produtiva alterando a força de trabalho, expandido as instalações ou subcontratando outras empresas. Dentre essas, a força de trabalho é forma mais fácil para gerir a capacidade produtiva. Isso pode ser conseguido com o aumento turnos, a contratação de novos funcionários ou com o pagamento de horas extras. O investimento em novas

16

instalações é mais definitivo, mas uma decisão arriscada devido aos seus elevados custos A terceirização se apresenta como uma opção que traz mais flexibilidade. O desafio é satisfazer as variações de demanda, modificando a capacidade de produção, mas sem engessar a organização. O equilíbrio entre capacidade e demanda reflete–se nos custos de produção, fixos ou variáveis. Os custos fixos existem independentemente da quantidade produzida, enquanto os custos variáveis dependem dela.

A qualidade dos bens e serviços produzidos pode diminuir com a contratação de mão-de-obra temporária e pouco treinada, porém a rapidez de resposta e a confiabilidade podem aumentar por meio da capacidade excedente evitando insatisfação do consumidor e por fim a flexibilidade melhora a capacidade excedente, pois permite responder a aumentos repentinos de demanda. Cabe ao gerente de operações considerar esses impactos no desempenho competitivo no momento de sua decisão com relação à capacidade de produção.

De modo geral é possível adotar três estratégias de capacidade para lidar com as flutuações de demanda, cabe ao gerente de operações decidir qual delas. A maior parte das organizações opta por uma combinação das três:

• Estratégia de antecipação – de alto risco, ajusta a capacidade de produção antes que ocorram aumentos de demanda;

• Estratégia de reação – de risco moderado, mas pode impedir a empresa de aproveitar oportunidades. A organização espera que o aumento da demanda se concretize e que suas operações estejam em condições de aumentar sua capacidade;

• Estratégia de acompanhamento: de menor risco operacional, mas pode gerar instabilidade entre os funcionários, que em geral é mais custosa para a empresa. Consiste em adicionar ou subtrair pequenas quantidades de capacidade, reagindo às mudanças do mercado.

Nem sempre é adequado alterar a capacidade de produção. É preferível alterar a demanda para ajustá-la à capacidade. Isso é possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com