TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procinéticos, Inibidores Bomba De Prótons

Artigos Científicos: Procinéticos, Inibidores Bomba De Prótons. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 4

Inibidores da bomba de protons: O primeiro foi o Omeprazol, que inibe irreversivelmente enzima a H -K - Atpase, ou seja a etapa final na via secretora de ácido gástrico, o fármaco e uma base fraca e se acumula no ambiente ácido da celula pariental onde e ativado. A via de adm mais comum é a oral embora tenha injetáveis. Outros inibidores: Lanzoprazol, esomeprazol, pantoprazol, rabeprazol. Por se degradar rapidamente em pH ácido o omeprazol adm em via oral é adm em cápsulas com granulos com revestimento entérico (pró-fármaco). Efeitos são incomuns, mas podem ser diarréias, cefaléias, rashes. Tonturas, sonolências, convulsões mentais, impotência. O uso deve pode "mascarar" sintomas cancêr gástrico.

Fármaco Mecanismo de acão Indicacoes ADM Reacoes

Omeprazol Inibe a enzima H - K - Atpase, suprimindo a secrecão de íons H no lúmem gástrico Antagonistas H2 na producao de ácido e na cicatrizacão das úceras pépticas, são indicados para úlceras do estresse, esofagites erosivas e úlcera duodenal ativa e tratamento de longa duracão de condicões hipersecretoras patológicas. Também são usados para tratamento da azia. Estudos mostram q diminuem risco de sangramento da úlcera causado por AAS/AINEs. Uso associado a antibacterianos para tratar H. pilori VO Risco de fraturas nos ossos da bacia medicamento interfere na absorção de cálcio, por induzir à hipocloridria, e também reduz a reabsorção óssea, aumentando o risco de fraturas em ossos da bacia. Omeprazol diminui o efeito do Clopidogrel, e ocorrencia de ac. Cardiovasculares

Lanzoprazol VO

Pantoprazol VO

Esomeprazol (isomero S do omeprazol) VO

Rabeprazol VO

Tenatoprazol tem meia vida mais longa podendo inibir a formacao de ions durante a noite VO

Laxantes: são usados contra a constipacão, acelerando o alimento no TGI. São classificados quanto ao mecanismo de acão. Os laxantes aumentam o risco de perda do efeito farmacológico de preparacões pouco absorvidas, por acelerarem o transito intestinal. Podem causar desequilíbrios eletrolíticos, podem causar dependência, exceto o ativador de canal de cloreto - lubiprostona.

Classe Fármaco Mecanismo de acão Indicacão ADM Reacoes

Irritantes e estimulantes Senna Tratamento das constipacão causados por opióides - associado c/ docusato VO Evacuacão em 8 a 10 h, causa secrecão de água e eletrólitos para interior do intestino.

Bisacodilo Estimulante do cólon, age direto nas fibras nervosas na mucosa do cólon VO e sup Espasmos intestinais e potencial para atonia de cólon no uso prolongado

Óleo de ricino hidrolisado no intestino delgado em ac. Ricinoleico, q irrita o estomago. Não usar em gestane, pode ocasionar em contracões uterinas.

Laxantes aumentadores de volume Formacão de géis no intestino grosso, causando retencão de água e distencão intestinal, aumentando ativ. Peristaltica Utilizados com cautela em pacientes que estão imobilizados devido ao potencial de obstrucão.

Laxantes salinos e osmóticos Citrato de magnésio, hidróxido de magnésio e fosfato sódio sais não absorvíveis (anions e cátions) que retem água no intestino por osmose, onde aumenta o intestino, aumentando atividade intestinal.

Lactulose (Dissacrídeo semissintético Não é hidrolisada pelas enzimas intestinais, as doses orais degradadas no cólon pelas bacterias colônicas em ácido lático, fórmico e acético. Aumenta pressao osmótica, acumulo de água distende cólon, amolece fezes

Pó de PEG (polietilenoglicol) Usado como lavagem colônicas antes de procedimentos endoscópicos Causa menos cólica e gases em comparado com outros laxantes

Amolecedores de fezes (emolientes ou surfactantes) Docusato sódico, de cálcio e de potássio Amolecem as fezes facilitando sua progressão, geralmente usado como profilaxia Não usar com óleos minerais, pois podem absorve-los.

Laxantes lubrificantes Óleo mineral e supositóros glicerina Agem como lubrificantes facilitando a passagens das fezes endurecidas. O óleo mineral deve ser tomado por via oral em posicão ereta para evitar a aspiracão e uma potencial pneumonia lipídica .

Ativadores de canal de cloro Lubiprostona Ativa os canais de cloreto aumentando a secrecão de líquidos no lúmem intestinal Tratamento da constipacão crônica, metabolismo ocorre rapidamente no estômago e jejuno VO Náusea

Antidiarreicos: Aumento da motilidade do TGI e diminui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com