TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtividade E Jornada

Trabalho Universitário: Produtividade E Jornada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Produtividade e jornada

Em busca de almejar metas e maiores rendimentos o trabalhador acaba excedendo seus limites em excessiva carga horaria, o que gera fatores prejudiciais a sua saúde.

O Brasil é considerado segundo a previdência social o quarto país com o maior índice de mortalidade por conta de acidentes nos locais de trabalho.

Segundo a OMS “ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE” relata que 70% dos casos de acidentes dentro do local de trabalho são motivados pelo estresse, e outros 30 % é dividido entre negligência e falta de atenção.

Visando o aumento de produtividade e alcance das metas nas organizações, o índice de acidentes aumenta devido a excessivas rotinas e carga horaria. Isso leva os trabalhadores a uma vida desgastante causando lhe diversos problemas de saúde e em alguns casos podendo ocasionar a morte.

Durante a semana o funcionário além de lidar com a rotina cansativa de seu serviço, enfrenta o transito caótico das grandes metrópoles, o que causa um grande desgaste físico e emocional, induzindo ao estresse.

Preocupados em diminuir esses índices algumas empresas tomaram iniciativas que possa dispor de benefícios para si e traga conforto e segurança no ambiente de trabalho para seus funcionários.

Com implantação de atividades, cursos de prevenção, as empresas estão criando métodos preventivos, tais como; transformar o ambiente de trabalho em um local tranquilo e harmonioso, proporcionar um momento de descontração durante a jornada e intervalos para descanso de dez minutos a cada cinquenta minutos trabalhado.

Assim como pensando no bem estar do funcionário a empresa deve adquirir formas de motivação para alcançar os objetivos e metas, primeiramente demostrar credibilidade ao funcionário, dar oportunidade para que os mesmos expressem ideias e sugestões que seja favorável a ambos, concedendo-os autonomia para dependente o caso tomar decisões que visibilize o melhor, reconhecimento por todo esforço em suas atividades exercidas, avaliar promoções para mudança de cargo e aumento de salário e cada final do mês conceder premiações por atingir as metas, pensando sempre como trabalho em equipe um ajudando o outro, para que se almeje sempre a harmonia e bem estar de todos.

Outro fator bastante favorável é proporcionar uma vez ao mês palestras, reuniões, cursos nos quais os temas sejam voltados a saúde e trabalho, e que transmita informações como evitar acidentes, entendendo melhor como se desenvolve suas atividades, quais riscos e as formas de proteção para reduzir acidentes.

Isso com certeza será uma forma de demonstrar que a empresa tem preocupação e procura o melhor para todos.

A empresa deve manter-se atualizada, seguindo a CLT “Consolidação das leis trabalhistas”.

Proporcionar também ao funcionário como medida de prevenção a qualquer tipo de doença que afete sua saúde, exames médicos e exames complementares com intuito de conscientiza-los sobre os diagnósticos obtidos.

Seguir a NR “Normas Regulamentadoras” que determinam os fatores de prevenção no ambiente de trabalho, visando atender as exigências legais.

As empresas que se adaptam as inovações do mercado externo visando o bem estar de seus colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com