TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtos Inovadores

Pesquisas Acadêmicas: Produtos Inovadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 3

O eficiente desenvolvimento de produtos é fonte da maior expressão de competitividade, mas o que torna um produto inovador?

Um produto inovador não é só aquele que foi fabricado com tecnologia de ponta. Além de original, para ser inovador, o produto deve atender às necessidades de consumidores que não foram atendidas antes, exigindo inovação.

A função principal da inovação é resolver problemas com um produto que possui um conceito novo e que é capaz de revolucionar e melhorar a qualidade de vida dos consumidores.

Para inovar é importante conhecer o consumidor, seus desejos, seu comportamento, hábitos do dia a dia e outros fatores. Os produtos inovadores têm, portanto, o foco do cliente, ou seja, é necessário pensar como cliente e saber visualizar o que ele espera.

Sendo que a inovação nem sempre surge em razão de algo novo, pode também surgir em razão de melhorias, ou seja, para melhorias de processos, produtos ou serviços.

Características de empreendedores inovadores

A inovação não surge por acaso e tem como consequência, a criatividade e a motivação necessária para inovar. Por isso, os empreendedores que conseguem inovar são aqueles que têm como características comuns:

Objetivos claros – a inovação surge com o objetivo de realizar algo que seja melhor, novo, ou melhorar um produto ou serviço ou ainda um processo já existente.

E por isso, os objetivos devem ser claros, mensuráveis, ter prazo definido, e ainda definição de conceito e utilidade para o produto ou serviço, e possuir viabilidade para implantação e/ou comercialização.

Inquietude – característica principal dos empreendedores, já que quando eles enxergam problemas, desafios ou necessidades de mudanças, não descansam enquanto não encontram a solução. E para resolver os problemas, buscarão formação, orientação, trabalhar em equipe até conseguir o que deseja.

Visão sistêmica – o empreendedor inovador enxerga o mundo como uma complexidade de fatores e como partes que se interagem. Por isso, a visão sistêmica é hábil em uma mente criadora, pois para obter algo inovador é necessário ter uma visão do todo, conhecer problemas, contextos, informações, implicações e consequências para o sucesso do negócio.

Gestão de produtos inovadores

Para desenvolver um produto inovador é necessário lidar com diversas variáveis para que as empresas alcancem sucesso com a inovação. Entre as variáveis estão:

Mercado-alvo – no mercado-alvo deve-se analisar se o setor em que se deseja inovar oferece sinergia, ou seja, possibilidades reais de parcerias estratégicas e se o mercado para o produto em lançamento encontra-se aquecido, se o produto a ser lançado tem potencial de consumo e se atende necessidades e desejos dos consumidores.

Característica do produto – será que o produto oferece um desempenho que seja tecnicamente superior, se comparado ao produto dos concorrentes? O produto ou serviço deve possuir economia de custos, oferecendo as mesmas vantagens dos produtos concorrentes. Possui qualidade nos processos e etapas de execução.

É importante que a equipe responsável pelo trabalho no processo de inovação seja qualificada e esteja preparada para realizar esse trabalho.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com