TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção E Custo

Ensaios: Produção E Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

1. Defina produto, insumos e função de produção.

• Produto: é tudo aquilo produzido com a combinação de diversas propriedades, como, insumos e diversos fatores de produção.

• Insumos: é a combinação de fatores de produção, como, matérias-primas, mão de obra, energia, etc.

• Função de produção: é a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção em determinado período de tempo.

2. Explique o significado da lei dos rendimentos decrescentes.

Elevando-se a quantidade do fator variável, permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produção inicialmente aumentará a taxas crescentes; a seguir, depois de certa quantidade utilizada do fator variável, continuará a crescer, mais a taxas decrescentes; continuando o incremento da utilização do fator variável, a produção total chegará a um máximo, para depois decrescer.

A lei dos fatores decrescentes refere-se a um máximo que pode-se produzir em uma planta industrial, com um determinado número de mão de obra, atingindo seu máximo produtivo, sem que o número de mão de obra extrapole e passe a atrapalhar a produtividade máxima, e comece a decrescer sua produtividade.

3. Defina produto total, produto marginal e produto médio. Mostre as principais relações entre esses conceitos.

• Produto total: é a quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.

• Produto marginal: é a relação entre as variações do produto total e as variações da quantidade utilizada do fator de produção.

• Produto médio: é o resultado da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator de produção.

4. Explique por que a maximização dos lucros ocorre no ponto em que a receita marginal se iguala ao custo marginal.

Quando a receita marginal (RMG) é maior que o custo marginal (CMG) a tendência do empresário e aumentar sua produção para que alcance uma receita ainda maior. Visto que acontece da mesma forma o contrário, RMG < CMG, o empresário tende a diminuir sua produção para alcançar um equilíbrio de RMG e CMG, assim com a RMG = CMG ele alcança seu máximo de produção sem ter uma perda de RMG.

5. Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira dos custos de produção.

Em linhas gerais, pode-se dizer que a visão econômica é mais global, olhando mais o mercado, enquanto na ótica contábil-financeira é específica, centrando-se mais no detalhamento dos gastos da empresa específica. Destacando-se essas diferenças nos seguintes conceitos: Custos de oportunidade e custos contábeis; externalidades (custos privados e custos sociais); custos e despesas.

Para o economista, as curvas de custos das firmas devem considerar, além dos custos contábeis, os custos de oportunidade, pois assim estariam refletindo os custos de todos os fatores de produção envolvidos numa dada atividade, inclusive a capacidade ou talento empresarial. Para a contábil-financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com