TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção proprietária de escravos

Projeto de pesquisa: Produção proprietária de escravos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Nesse trabalho estaremos falando do Modo de Produção Escravista, onde se explica o surgimento da mão de obra escrava, os prós e contras desse modo de produção, quais foram as conseqüências que foram geradas, e as soluções que foram criadas, saberemos quais foram os efeitos disso no Brasil e a outros países. Assim você poderá aprofundar o seu conhecimento nesse assunto.

Desenvolvimento

O modo de produção escravista surgiu na Grécia clássica, e posteriormente, com sua dominação e assimilação por Roma, foi o modo de produção praticado por todo o Império Romano.

Na Grécia Antiga havia a separação das cidades-estados. Já que a Grécia tem um terreno muito recortado, cheio de montanhas e ilhas, isso mantinha a mesma cultura, religião e língua, só não havia um governo que dominasse todas as populações. Nas cidades-estados, havia a sua separação por genos, onde um homem era proclamado como parte da família, e organizavam toda a população que ali vivia. Com o aumento das populações nos genos e o surgimento da propriedade privada, os parentes mais próximos dos chefes dos genos ficaram com as melhores terras, ficando com as piores terras e marginalizados os parentes mais afastados.

Com o aumento das famílias nobres, eram necessários mais terras e mais gente para trabalhar no cultivo dessas terras. Esses problemas eram resolvidos com guerras de conquista: guerreavam-se com povos vizinhos, as terras conquistadas eram repartidas entre os nobres, e os povos derrotados eram escravizados. Esses escravos eram propriedades do Estado, eram cedidos aos nobres para trabalhar em suas terras. Um cidadão não-estrangeiro também poderia se tornar escravo de alguém se adquirisse dessa pessoa uma dívida da qual não pudesse pagar.

Assim o trabalho passou a ser uma exclusividade dos escravos e dos pequenos camponeses. Então, fica evidente a importância que o trabalho escravo tinha para esses povos, já que eles se tornaram a base de suas economias. Para se ter uma idéia dessa importância, basta ressaltar que Atenas chegou ao ponto de ter 20.000 cidadãos, 10.000 metecos (modo que se chamavam os estrangeiros) e 40.000 escravos, uma média de 20 escravos por cidadão.

Conclusão

Ao estudar mais sobre o assunto que foi citado acima, chegamos ao consenso de que muitas vezes as pessoas querem ser melhores umas que as outras. Esse trabalho nos ensinou como que os escravos era tratados, e como foi extinta essa prática, com esse estudo conseguimos nos manter informados sobre a evolução do mundo e de tudo que vem acontecendo ao nosso redor.

Resumo

O modo de produção escravista surgiu na Grécia clássica, e posteriormente, com sua dominação e assimilação por Roma, foi o modo de produção praticado por todo o Império Romano.

Os escravos sempre foram levados a serem submissos, e todas as suas vontades, desejos e aspirações, passavam por constantes humilhações. Aristóteles achava essas humilhações naturais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com