TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionário

Exames: Profuncionário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 6

Pratiques para o módulo 1: Funcionários de escolas

Unidade 1 - pg 21

Em seu município, você conhece pessoas que se submeteram ao exame de admissão? Entreviste-as, para sentir um pouco as dificuldades que elas enfrentaram e perceber como a educação brasileira mudou em quarenta anos. Registre suas respostas.

O Exame de admissão durou até 1971. Segundo relatos de um funcionário da minha Escola, a maioria dos estudantes fazia exames em vários colégios. Em último caso, para quem tinha dinheiro, a alternativa eram os exames de admissão nos colégios privados, onde era mais fácil entrar, era o famoso “pagou, passou”.

Unidade 3 - pg 42

Você conhece alguém que tenha feito um curso de 2º Grau profissionalizante? O que você preferiria para um filho ou filha: o curso médio profissional ou o não-profissional, também chamado propedêutico? Por quê? Registre em seu memorial.

Ao ingressar no Ensino Médio, optava-se por: Magistério, Contabilidade ou Propedêutico. Minha tia optou pelo Magistério e logo quando terminou, começou a dar aulas para turmas de anos iniciais, posteriormente ela se graduou em Pedagogia. Eu preferiria que meu filho ou filha fizesse o ensino médio não profissional, que é voltado para quem deseja fazer uma Faculdade e aprimorar o censo critico.

Unidade 5 - pg 60

Você percebe que em muitas escolas os funcionários são subalternos aos professores? Por quê? Após entrevistá-los, responda: como se comportam os funcionários que representam a categoria no Conselho Escolar? Com independência? Com criatividade? Você já leu a PPE ou o PPP de sua escola? Participou de sua elaboração?

Existem funcionários que são extremamente ativos nas Escolas, procuram dar a sua opinião nas decisões no conselho, por outro lado tem os que não buscam a inovação e acabam se tornando invisíveis. Os funcionários acreditam que os Professores são muito vaidosos, e que a separação dos segmentos na formação continuada foi muito positiva. Eu não li o PPP da Escola, eu sei que é uma falha muito grande e vou corrigir.

Unidade 6 - pg 70

Você conhece algum funcionário ou funcionária de escola que tenha feito um curso superior? Faça uma entrevista e pergunte o que mudou em sua vida. Você tem um filho(a) ou irmão(ã) menor que completou ou faz um curso superior? E você, sonha com isso? Quais seriam os cursos superiores mais adequados à sua profissão? E qual é o que lhe desperta mais desejo? Existem cursos superiores em sua cidade? Quais?

O ponto de vista financeiro é o que mais atrai os funcionários não docentes a fazer curso superior. Eu conversei com uma funcionária que se aposentou recentemente, ela fez o curso superior de Turismo, “para aposentar com um salário melhor” e acabou gostando muito da área. Eu estou cursando Gestão Pública e estou muito contente com o curso.

Unidade 8 - pg 90

Em sua escola, existe alguém que já defendeu uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado? Dos professores e funcionários de sua escola, quantos atualmente estão matriculados em algum curso? No mundo de hoje, é aconselhável dar os estudos por encerrados em algum momento? Qual é o próximo curso que você pretende fazer?

Na minha Escola tem a excelente Professora Lindinalva que está fazendo Mestrado em Educação na Universidade Federal do Mato Grosso. Eu acredito que trabalham com Educação tem o dever de se manter atualizado. Estou pretendendo fazer curso de libras, é muito importante para nós que trabalhamos essencialmente no atendimento ao público.

Prática Profissional Supervisionada – PPS

Fazer a atividade de PPS a partir do pratique da pg. 40

- Quem são os membros do Conselho Escolar (CE) de sua escola?

Composição do CDCE

Nome Pessoa Tipo Segmento Função

ROSILENE MARIA DA SILVA Suplente Funcionário Membro

APARECIDA DE FATIMA GONCALVES SOUZA Suplente Professor Membro

LAURA ISABEL CARMEN RODRIGUES SOBRINHO Suplente Aluno Membro

ANDREIA TATIANE DE SOUZA SANTOS Suplente Pais/Responsável Membro

JACKSÔNIA DOS SANTOS MOREIRA Titular Aluno Membro

CALMINDO DE MORAES DELGADO Titular Professor Presidente

MARCIA HELENA GONCALVES Titular Pais/Responsável Membro

MARIA APARECIDA DANTAS DE PAULA Titular Aluno Membro

JOVELINA ALVES FEITOSA Titular Pais/Responsável Membro

CINTHIA VIEIRA MONTEIRO Titular Professor Membro

ALESSANDRA TAVARES SALDANHA Titular Funcionário Membro

VANIA CRISTINA DA SILVA XAVIER Titular Professor Membro

ANA CARDOZO MATIAS Titular Funcionário Secretário

JOAO DE JESUS DIAS ATAGIBA Titular Funcionário Membro

NAIR APARECIDA ROSSI Titular Pais/Responsável Membro

CRISTHYAN MONTEIRO ELIAS Titular Professor Tesoureiro

Conselho Fiscal

Nome Pessoa Tipo Segmento

MARTINIANO FRANCISCO MARTINS Suplente Professor

APARECIDA DE FATIMA GONCALVES SOUZA Suplente Professor

CRISTIANO SANTOS NICOLAU Suplente Professor

SANDRA MARA SILVA OLIVEIRA Titular Professor

RONILDA NUNES DA SILVA Titular Professor

AUREO JOSE BARBOSA Titular Professor

MARTINIANO FRANCISCO MARTINS Suplente Professor

Em que dia ele se reúne

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com