TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionário Modulo 6

Pesquisas Acadêmicas: Profuncionário Modulo 6. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  2.125 Visualizações

Página 1 de 3

PROFUNCIONÁRIO - Curso Técnico Em Infraestrutura Escolar

COORDENADORA MUNICIPAL: Ellen Regina Camargo Lúzio

TUTORA: Edineusa Rodrigues Barbosa

DISCENTE: Rosângela Farias Campos

MÓDULO 6 GESTÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR

Dia vinte e cinco de outubro de dois mil e treze, no dia do meu aniversário iniciamos o estudo do módulo 6, ministrado pela professora Cezar Mara na câmara Municipal de Itiquira.

Iniciamos este módulo com o estudo sobre a administração e como essa teoria pode nos ajudar na gestão escolar. Entendendo como administrar poderemos construir um modelo de gestão escolar onde todos são beneficiados. Conhecemos quatro escolas de administração: as escolas de administração clássica ou administração científica, a escola de relações humanas, a escola behaviorista e a escola estruturalista e o conceito de cada uma. Na primeira temos o princípio que, “alguém será um bom administrador à medida que planejar cuidadosamente seus passos, que organizar e coordenar racionalmente as atividades de seus subordinados e que souber comandar e controlar tais atividades.” Ela visa ao máximo à produção objetivando os lucros.

Na escola de relações humanas havia um ambiente amistoso e sem pressões, a conversa era permitida, aumentando a satisfação no trabalho.

Na escola behaviorista estrutura-se informalmente tratando todo e qualquer problema administrativo com objetividade.

Na escola estruturalista, para que uma organização se realize é preciso que homem e trabalho, constantemente em conflitos trabalhem juntos, pois um completa o outro.

Como tudo o que fazemos merece antes uma preparação e certas regras e leis para que aconteçam, com a educação não poderia ser diferente, contudo esta administração ou gestão como a chamará tem como o objetivo formar cidadãos participativos, críticos e criativos, inseridos na sociedade onde a transformarão a partir dos conhecimentos adquiridos na escola.

Então nos perguntamos: qual a função social da educação e da escola? Ao passarmos pela escola deveríamos aproveitar tudo o que de bom ela pode nos proporcionar, para aprendermos a convivência em sociedade, tão importante para o nosso futuro tanto social como profissional. Cabe a escola proporcionar estas situações para realmente educar cada um que passar por ela, seja aluno, funcionário, comunidade, professores ou pais.

Para ter um bom andamento, a escola, precisa ter um gestor competente, responsável para conduzir os trabalhos com eficiência, onde todos se sintam bem, realizando um trabalho de qualidade. Na gestão democrática é fundamental a participação de todos os envolvidos na comunidade escolar, na tomada de decisões e planejamentos dos trabalhos os mesmos devem ser conhecedores das leis que regem a educação.

A ação pedagógica que se realiza na escola por meio do trabalho docente e não-docente pretende destacar a necessidade da efetiva participação dos trabalhadores da educação na construção da gestão democrática na escola e a garantia da educação como um direito social

.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com