TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionário módulo 5

Monografias: Profuncionário módulo 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  2.588 Visualizações

Página 1 de 7

PRATIQUES MÓDULO 5

1. Diante dos conflitos presentes na sociedade brasileira, qual das teorias você pensa que poderia contribuir para a construção de um país mais justo? Por quê? Faça um pequeno texto e reforce seus argumentos com características da teoria escolhida.

Penso que a teoria do Materialismo Dialético poderia contribuir mais com a sociedade, pois os pensadores desejavam encontrar uma alternativa para a humanidade baseada em relações sociais de cooperação e distribuição igualitária da riqueza. Diferente da teoria funcionalista a sociedade vista pelo Materialismo Dialético não é harmônica, nem tampouco equilibrada, mas é uma sociedade justa com a visão de pequenas mudanças quantitativas geram uma mudança qualitativa, e que tudo se relaciona. Onde teremos melhores condições de trabalho para o proletariado sem deixar que as mesmas afetem drasticamente o resultado da produção, a dialética não vê por ajustes de harmonia, mas por contradições.

2. Faça uma pesquisa e escreva quais as leis trabalhistas ameaçadas pela chamada “flexibilização das leis trabalhistas”.

Lei salarial, jornada de trabalho, flexibilização dos turnos ininterruptos de revezamento. De acordo com a flexibilização cada vez mais os trabalhadores terão redução de seus direitos, gerando ainda mais o desequilíbrio entre as partes, ou seja, a flexibilização das leis trabalhistas é extremamente prejudicial ao trabalhador, pois direitos garantidos constitucionalmente, poderão ser alterados a bel prazer do empregador, mediante acordo ou convenção coletiva.

Fonte: http://jornal.jurid.com.br/materias/noticias/flexibilizacao-leis-trabalhistas

3. Construa uma proposta para motivar os profissionais (não-docentes) de sua unidade a um melhor relacionamento e maior participação nas atividades pedagógicas.

Os desafios para os educadores é contextualizar o ensino com a prática e a experiência de vivência dos alunos. Uma proposta interessante para a integração dos educadores não docentes na participação das atividades pedagógicas é o recreio-dirigido onde os educadores podem interagir com os alunos num momento de descontração e também é uma estratégia do ensino aprendizado através de atividades lúdicas, jogos como dama, dominó, xadrez, ‘amarelinha’, tênis de mesa, futebol, bambolê, ‘cantinho da leitura’.

Fonte: https://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=13358&parent=20

4. Faça uma pesquisa sobre as biografias de Durkheim, Marx. Procure verificar a trajetória dessas vidas, onde nasceram, a origem social, o que os motivou a construir suas ideias e obras, o que defendiam, como pensavam o mundo. Verifique na biblioteca de sua escola. A internet também é uma boa opção de pesquisa.

Émile Durkheim nasceu em Épinal, na Lorraine no dia 15 de abril de 1858. Descendente de uma família judia. Iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para Alemanha.2 Ainda menino decidiu não seguir o caminho dos familiares levando, pelo contrário, uma vida bastante secular. Em sua obra, por exemplo, explicava os fenômenos religiosos a partir de fatores sociais e não divinos. Tal fato não o afastou, no entanto, da comunidade judaica.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim

Durkheim ele tinha um ponto de positivismo, o de ordem e progresso, acreditava que a ordem era pré-estabelecida no momento que o indivíduo se encontra, e que não haveria questionamentos dentro da sociedade. Acreditava que o indivíduo era educado para a sociedade, pois quando nascemos havia regras que teríamos que seguir, pois a sociedade às impõe, pois para a sociedade a educação é aprender a viver dentro dela. Durkheim tinha uma preocupação com a sociedade baseada na ordem, coesa e harmônica, por que surgiram críticas, pois cada sociedade possui suas normas e sua peculiaridade, nenhuma é igual à outra. A sociedade a determina é mais forte que os indivíduos, pois ela é um todo, ela determina como o indivíduo deve se comportar perante ela. Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia não poderiam estavam tão dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociais. Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo.

Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/karl-marx-e-emile-durkheim/35019/

Karl Marx nasceu em Trier (na época no Reino da Prússia) em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Era o filho mais novo de uma família judaica de classe média da cidade. Em Iena, obteve em 1841, o seu doutoramento em Filosofia com uma tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro.No ano seguinte tornou-se redator-chefe de um jornal da província de Colônia, onde conheceu Friedrich Engels, durante visita deste a redação do jornal. Em 1844, após sua mudança para Paris no ano anterior, trabalha na edição do primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, principal divulgação dos hegelianos da esquerda. Pouco tempo depois, por divergências ideológicas, rompe com os líderes deste movimento, Bruno Bauer e Ruge.

Fonte: http://www.infoescola.com/biografias/karl-marx/

Ele trabalhou com conceitos como o de materialismo dialético que era um processo de conhecimento da realidade social que implica na transformação da própria sociedade, também o de realidade onde se transforma por força das próprias tensões (contradições), idéia de processo, o de modo de produção que se forma de acordo como cada sociedade e/ou classe se organiza para gerar meios de produção, também o conceito de classe social que relacionava o grupo com os meios de produção, infraestrutura que é à base da sociedade, onde partem todas as relações, essa é dividida em forças produtivas (ordem, tecnologia,...) e relações de produção( que é quem é dominante e quem é dominado; proprietários e não proprietários). A superestrutura, que se constituía em cultura, religião, ideologia, Estado, onde Marx dizia: Classe em si, classe para si.

Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/karl-marx-e-emile-durkheim/35019/

5. Em sua opinião, é assim que funciona a nossa democracia? Na escola, o princípio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com