TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa De Formação Inicial Para Professores

Exames: Programa De Formação Inicial Para Professores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  4.556 Palavras (19 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 19

PROGRAMA DE FORMAÇAO INICIAL PARA OS PROFESSORES EM EXERCICIOS NA EDUCAÇAO INFANTIL

TÍTULO:

APRENDER BRINCANDO

NA EDUCAÇAO INFANTIL DE 3 A 4 ANOS

EIXO:

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

ÁREA TEMÁTICA:

LINGUAGEM – Educação Física

AUTORA: ROSELI MACHADO DE ARAUJO BRUSCHI

TUTORA: MÁRCIA FRANÇA MACIEL EBERHARDT

PROF. FORMADOR: WILSON APARECIDO PEREIRA

AGF/CEFAPRO-JUINA

JUÍNA - MT / JUNHO - 2011

Trabalho apresentado à agencia Formadora do Cefapro no programa proinfantil, como parte das exigências para obtenção do certificado de conclusão do curso.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho ao meu esposo por ter sido compreensivo no decorrer do curso.

Aos meus filhos que muitas vezes ficaram sozinhos para que eu pudesse estudar...

Dedico à minha irmã que sempre me deu força nos momentos em que precisei não me deixando desistir.

AGRADECIMENTOS

Meus sinceros agradecimentos:

À equipe da AGF de Juína;

Aos professores formadores, em especial ao Prof. Wilson, por estar mais próximo nesta caminhada do projeto;

Às tutoras, que no decorrer do curso Proinfantil estiveram sempre prontas a nos ajudar, tirar nossas dúvidas, elevando nossa autoestima e tendo sempre uma palavra de conforto quando precisávamos, especialmente a Márcia, por acompanhar de perto minhas dificuldades, minhas angústias e meu crescimento a cada etapa do curso;

À Luciana, por ter me ajudado nas primeiras digitações do projeto e mandado por seu e-mail para correção;

À Indialine, que no decorrer do curso me recebeu em sua casa para almoçar todos os sábados de encontros quinzenais;

À direção e coordenação do C.E.I. NOSSO LAR pelo incentivo, compreensão e colaboração nas atividades propostas pelo curso PROINFANTIL;

Meu agradecimento maior a DEUS, por me permitir chegar até aqui.

APRESENTAÇÃO

Este trabalho de pesquisa sobre a importância de aprender brincando na educação infantil de 3 a 4 anos, baseado em estudos e pesquisas de campo. Está dividido em três capítulos: o primeiro trata das fundamentações teóricas e fala da brincadeira num contexto social e cultural tendo o professor como mediador entre criança e o mundo das brincadeiras, trás também conceitos do brincar e da brincadeira; o segundo capítulo trás uma lista de brincadeiras fáceis e detalhadas passo a passo que foram desenvolvidas durante a pesquisa de campo, com seus possíveis desenvolvimentos e aprendizagem; no terceiro e último contém depoimentos feito através de questionários com professores da Educação Infantil de 3 a 4 anos, com diferentes opiniões, professores com diferença de idade, com anos de experiência e outros recém formados, falando sobre a importância do aprender brincando na educação infantil.

INTRODUÇAO

Este trabalho procura trazer uma visão ampliada da importância das brincadeiras e jogos no desenvolvimento das crianças de 3 e 4 anos e na formação do ser humana ontológico. Cabe ao professor, ao se tornar responsável pela aprendizagem da criança ter a consciência de que deve trabalhar o aluno em sua formação múltipla. Abrangendo aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivo-emocionais.

Através dos jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superarsuas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento os outros e com os objetos.

O jogo e a brincadeira devem fazer parte do cotidiano dos Centros de Educação Infantil nas diversas áreas do conhecimento pela variedade de estímulos que oferecem, pela atmosfera de alegria e encantamento que proporcionam e, principalmente, pela presença de certas normas. Também oportunizam ao aluno sedesenvolver e atendem às suas necessidades básicas no desenvolvimento bio-psico-motor Para crescer e manter o seu equilíbrio a criança deve brincar, criar e inventar, coisas das quais os jogos e as brincadeiras podem se incumbir. É aqui que são reconhecidos os mecanismos de identificação cultural e a formação educativa.

Diante das novas perspectivas educacionais a fim de compreender melhor as possíveis relações entre o brincar, o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças escolhi como tema para meu projeto a importância de “aprender brincando na Educação Infantil com crianças de três a quatro anos”.

Para tanto, fui buscar por informações com trocas de experiências sobre como era o aprender brincando na educação infantil de três a quatro anos foi o ponto de partida para o projeto de pesquisa. Tive necessidade de fazer questionários com os professores que trabalhavam com crianças dessa faixa etária sobre quais brincadeiras estavam sendo trabalhadas e pesquisas falando sobre o assunto que oferecessem pistas a serem trilhadas durante a pesquisa de campo.

Essa pesquisa pretende verificar como os educadores entendem a importância da brincadeira para a aprendizagem da criança. Os métodos utilizados para a realização da mesma foram leituras de alguns livros, artigos de revistas, textos e pesquisa de campo com professores que atuam na Educação Infantil, além de algumas aulas experimentais acompanhadas durante os dois últimos semestres do curso buscando assim identificar, descrever e analisar a importância da utilização das brincadeiras no desenvolvimento das crianças de 3 e 4 anos, na educação infantil.

A fundamentação teórica está baseada em alguns autores, experiências, pesquisas e estudos sobre brincadeiras, brinquedos e jogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com