TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

S INTERVENÇÕES QUE O PROFESSOR DEVE FAZER PARA UMA CRIANÇA QUE ESTA NO PROCESSO INICIAL DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO NÚMERO:

Ensaios: S INTERVENÇÕES QUE O PROFESSOR DEVE FAZER PARA UMA CRIANÇA QUE ESTA NO PROCESSO INICIAL DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO NÚMERO:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 4

POSSIBILIDADES SOBRE AS INTERVENÇÕES QUE O PROFESSOR DEVE FAZER PARA UMA CRIANÇA QUE ESTA NO PROCESSO INICIAL DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DO NÚMERO:

Sabemos que os números estão em toda parte e desde muito cedo presentes em nossas vidas, diante dessa afirmação deve-se ter muito cuidado para trabalhar com essa construção semoso significativo, proporcionando sua aplicação no dia a dia de acordo com nosso cotidiano. Afirma jeam Piaget para se concretizar a construção do número o professor precisa trabalhar e avaliar o desenvolvimento psicométrico do sujeito e averiguar suas construções de acordo com os períodos de sua evolução.

O professor deve estar atento nas ações cognitivas dos alunos frente a construção de conceito de número, numeral e algarismo desde a educação infantil de modo coerente com a realidade e necessidade de cada um. A construção do conhecimento pode ocorrer através da realização de atividades lúdicas principalmente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental pois nessa fase os alunos gostam de brincar e jogar. Sabemos, o que diz respeito a matemática é essencial e é importante que desde a educação infantil sejam desenvolvidas atividades que permitam a criança explorar os espaços, conhecer formas, qualidades e medidas.

Desse modo o professor deve realizar atividades que possibilitam o desenvolvimento e formação atividades que devem envolver as crianças com ações concretas que impliquem seu corpo ,que usem sua oralidade e até sua escrita para expressarem suas compreensões de mundo.

O sistema numérico faz parte de todos os povos e é imprescindível para unificação da ideia se quantidade sob o olhar de uma cultura específica .

O professor deve trabalhar a construção do número desde a infância afim de integrar o sujeito na sociedade e torná-lo capaz de participar dela, assim as ideias matemáticas devem ser trabalhadas de forma lúdica com o auxilio do mesmo fazendo com que o sujeito sente-se a vontade para operar e construir sua noção de número.

Seguem aqui algumas sugestões de jogos para serem confeccionados com crianças e adultos afim de auxiliar a construção do número.

Jogo de encaixe: Encaixando o número ao numeral

EX: A cantiga:

" 1, 2, 3 indiozinhos,

4, 5,6 indiozinhos,

7, 8, 9 indiozinhos,

10 num pequeno bote.

Iam navegando pelo rio abaixo,

quando o jacaré se aproximou

e o pequeno bote dos indiozinhos

Quase, quase virou

Quase, quase virou,

Mas não virou."

O JOGO DO BOLICHE:

Material: copos descartáveis {de refrigerante numerados e uma bola de meia.}

Procedimento: Dividir a turma em três equipes .

Cada elemento do grupo joga ate três vezes.

O elemento que jogar tenta derrubar os copos a certa distância estipulada, somando os pontos conseguidos.

O próximo elemento do grupo joga somando os pontos atingindo com os que já tinham .

Joga um elemento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com