TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa De Gestão Operacional

Monografias: Programa De Gestão Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Programa de Gestão Operacional

A motivação deve ser vista como um processo continuo e não trabalha momentaneamente, por isso a importância de implantar um programa motivacional que seja capaz de trazer resultados em longo prazo, para que haja mudanças consistentes no comportamento dos colaboradores. A motivação é uma energia poderosa para a realização de objetivos, e por isso é uma qualidade essencial que deve ser aprendida e praticada.

Motivação não é inovação, motivar pessoas significa inseri-las em um processo que gere resultados através de uma conduta ética e humana, onde a pessoa descubra-se com alguém melhor todos os dias. Ha linhas de pensamento que afirmam que a motivação deve ser vista com processo de mão-dupla, onde a empresa e o colaborador precisam manter um feedback ativo.

A partir da análise de documentos institucionais a coordenação de desenvolvimento de pessoas (CDP), por meio da equipe responsável pela a elaboração do plano de capacitação, definiu as seguintes diretrizes:

Desenvolvimento permanente

Qualificação do colaborador nos diversos níveis de educação profissional

Prover ações de capacitação profissional

Valorização da qualidade de vida

Realização de eventos de capacitação, visando a melhoria da comunicação interna e externa

Muitas vezes, uma reestruturação no ambiente de trabalho é mais satisfatória do que o aumento de salários. Um bom ambiente de trabalho é aquele em que a chefia dissemina uma cultura de boa convivência, de resolução de conflitos com dialogo, com feedback sobre o desempenho. Um ambiente que promova a paz sem querer ser clichê, e ainda que respeite a diversidade de culturas, naturalidade, crenças e gênero.

Muita pressão, cobrança constante até de si mesmo, foco nos resultados, e assim o dia a dos profissionais da área operacional. Para esses trabalhadores a motivação tem a ver com equilíbrio e saúde. Esse programa motivacional propicia programações voltada para a saúde com palestras e ações práticas. A empresa devera sortear um fim de semana em um hotel fazenda e estabelecer convênios pra que os funcionários realizem check-up, massagens e/ou aulas em academias.

O treinamento dos funcionários ao ar livre normalmente realizado em festas de final de ano, convenções, reuniões, lançamento e eventos comemorativos. São desenhados para mudar os sentimentos das pessoas individualmente e em relação aos colegas e a organização do ambiente de trabalho.

Segundo Chiavenato (2002), para que se estabeleça um processo de interação e motivação entre pessoas e organização, devemos ver:

As pessoas como seres humanos – dotadas de personalidade própria, com uma história particular e diferencia, possuidores de conhecimento, habilidades e capacidades para adequada gestão dos recursos organizacionais.

As pessoas como ativadoras inteligentes de recursos organizacionais – as pessoas como fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como meros recursos da organização.

As pessoas como parceiras da organização – capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.

Esse programa tem o objetivo de entreter, recriar, motivar, desenvolver e capacitar, integrando e possibilitando o aprendizado de novas habilidades.

Referências Bibliográficas

CHIAVENATO, I. Gerenciando pessoas. 3. Ed. São Paulo: Makron Books, 1997

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »