TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programaçao Controle De Produçao

Artigos Científicos: Programaçao Controle De Produçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 4

Passo 1: Anotações de dados, informações e conceitos relevantes sobre controle de Estoques.

O conceito mais comum e simplificado de estoque é guardar algo para utilização futura, logo, o estoque representa uma armazenagem de mercadorias com previsão de uso posterior. Tem, como objetivo, atender a demanda, assegurando-lhe a disponibilidade de produtos. Sua formação é onerosa, uma vez que representa uma parcela significativa em valores percentuais referentes aos custos totais. Com o propósito de se evitar o descontrole financeiro, é necessário que haja uma sincronização perfeita entre a demanda e a oferta de mercadorias. Como isso é impossível, deve-se formar um estoque essencialmente para atender a demanda, minimizando seus custos de formação. Como proposto por Nellemann:

“devemos sempre ter o produto que você necessita, mas nunca devemos ser pegos com algum estoque”. (Nellemann)

Os estoques servem para muitas finalidades e podemos citar: Melhoram o nível de serviço; Incentivam economias na produção; Permitem economia de escala nas compras e no transporte; Agem como proteção contra aumentos de preço; Protegem a empresa contra incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento; Servem como segurança contra contingências.

Os estoques auxiliam no marketing da empresa, uma vez que podem ser oferecidos produtos com mais descontos, com quantidades mais adequadas, com mais vantagens para os clientes que precisam de fornecimento imediato ou de períodos curtos de ressuprimento. Isso representa maiores vantagens competitivas, diminuição nos custos e maiores lucros nas vendas.

Ainda seguindo a linha de conceito de controle de estoque podemos destacar diversas outras ferramentas a utilização desse sistema, tais como: a economicidade no custo da produção e armazenagem com o menor custo unitário de produção, este ocorre geralmente, para grandes lotes de fabricação com o mesmo tamanho. Considerando que os estoques agem como reguladores entre oferta e demanda, possibilitam uma produção mais constante, não oscilando com as flutuações das vendas. Além disso, a força de trabalho pode ser mantida em lotes estáveis e os custos de preparação de lotes podem ser diminuídos; Métodos geradores de eficiência no manuseio, estes, geram pequenos lotes de compras para atender às necessidades de produção ou atender a clientes a partir da manufatura implica maiores custos de fretes, uma vez que não há volume suficiente para obter descontos oferecidos aos maiores lotes. Outra finalidade dos estoques é possibilitar descontos no transporte de grandes lotes equivalentes à capacidade dos veículos, gerando, assim, fretes menores; Proteção contra Alterações nos Preços, pois mercadorias negociadas em mercados abertos, tais como minérios, produtos agrícolas e petróleo, têm seus preços ditados pelas curvas da oferta e da demanda. Assim, as compras podem ser antecipadas em razão de aumentos previstos nos preços, gerando estoques que devem ser muito bem administrados; Proteção contra oscilações na demanda ou no tempo de ressuprimento – nesta, verificamos à impossibilidade de se conhecerem as demandas pelos produtos ou seus tempos de ressuprimento de maneira exata no sistema logístico e, para garantir a disponibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com