TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Linear

Trabalho Escolar: Programação Linear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

PESQUISA OPERACIONAL

PROGRAMAÇÃO LINEAR

MÉTODO COMPUTACIONAL - SOLVER

Plano de Produção do Exercício 1.

Análise do Relatório de Resposta:

Quantidades de Otimização: Para que os produtores otimizem seus recursos de produção, e maximize sua margem de contribuição total, é recomendável que eles coloquem a disposição uma área de plantio com uma quantidade de 7,06 de Soja e 8,82 de Algodão.

Margem de contribuição: A margem de contribuição total maximizada é de $573,53, sendo que a margem de contribuição total de Soja é de $352,94, e de Algodão de $220,59.

Restrições e Aproveitamento de Recursos.

1. Homens-hora: Os produtores vão utilizar toda mão de obra disponível para produção, podendo ser evidenciado no campo específico do relatório em anexo.

2. Hectares ($): Os produtores vão utilizar toda renda disponível por hectare para produção, podendo ser evidenciado no campo específico do relatório em anexo.

Análise do Relatório de Sensibilidade:

Gradiente Reduzido – Reduzido Custo

1. Produção de Soja: A Produção de Soja possui gradiente reduzido igual a 0, isto significa que uma elevação na quantidade de Soja irá gerar nenhum efeito na margem de contribuição total, ou seja, não causará variação negativa e nem positiva na margem de contribuição. Desta forma, caso a empresa mantenha este mesmo cenário técnico e de mercado, não é viável canalizar esforços para ampliar produção da quantidade de Soja.

2. Produção de Algodão: A Produção de Algodão possui gradiente reduzido igual a 0, isto significa que uma elevação na quantidade de Algodão irá gerar nenhum efeito na margem de contribuição total, ou seja, não causará variação negativa e nem positiva na margem de contribuição. Desta forma, caso a empresa mantenha este mesmo cenário técnico e de mercado, não é viável canalizar esforços para ampliar produção da quantidade de Algodão.

Multiplicador Lagrange – Sombra Preço

1. Homens-hora: Conforme evidenciado no relatório de sensibilidade, a empresa está utilizando todo o serviço homens-hora disponível para produção. Entretanto o Multiplicador Lagrange indica que para cada homem-hora adicional que for adquirida pela empresa ocorrerá uma variação positiva de $0,07 na margem de contribuição total. Desta forma torna-se viável aplicar esse serviço disponível, desde que este homens-hora tenha um custo unitário inferior ao “Shadow Prince” deste insumo, ou seja, um custo inferior a $0,07.

2. Hectares ($): Conforme evidenciado no relatório de sensibilidade, a empresa está utilizando todo o serviço valor por hectare disponível para produção. Entretanto o Multiplicador Lagrange indica que para hectares ($): adicional que for adquirida pela empresa ocorrerá uma variação positiva de $0,08 na margem de contribuição total. Desta forma torna-se viável aplicar esse serviço disponível, desde que este hectares ($): tenha um custo unitário inferior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com